Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em uma maternidade paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i12.21451

Resumo

A utilização de técnicas complementares durante o trabalho de parto e puerpério promove assistência humanizada, permite a visão holística e integrada da mulher. O presente estudo teve por objetivo relatar os efeitos da terapia de escalda pés, associada à música, aromaterapia e massagem relaxante para os pés, realizadas em parturientes e puérperas de alto risco. Trata-se de um estudo transversal, com entrevistas e análise de prontuários das parturientes e puérperas institucionalizadas em uma maternidade escola, que é referência para alto risco no Norte do Paraná. Estas mulheres foram admitidas entre julho e dezembro de 2017. Os dados foram coletados e analisados por meio de média simples. O projeto seguiu a regulamentação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Foram atendidas 132 mulheres, e oferecido um momento de relaxamento associado ao alívio da dor, diminuição do estresse e ansiedade, percepção mais positiva com a experiência do parto, melhora da sensação de bem-estar e fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Esta prática simples e de baixo custo também contribuiu com a formação do novo perfil de profissionais, e a médio prazo contribuirá para a redução dos índices de cesárea, e consequentemente colaborarão com a melhora dos indicadores materno e infantil.  

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Biografia do Autor

Catia Campaner Ferrari Bernardy, Universidade Estadual de Londrina - Paraná

Docente no curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR, área Saúde da mulher.

Juliana Sousa de Almeida, Universidade Estadual de Londrina - PR

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR.

Lethicia Scheller de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - PR

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR.

Ana Maria da Silva, Universidade Estadual de Londrina - PR

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR.

Juliana Cristina de Mello Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina - PR

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR.

Emily Marques Alves, Universidade Estadual de Londrina - PR

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos