Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Recomendações gerais aos autores

  • A revista não cobra qualquer tipo de encargo para a submissão e eventual posterior publicação dos artigos
  • Todos os artigos, resenhas e notas de pesquisa, devem ser enviados sem nenhuma referência aos autores no corpo do texto ou no nome do arquivo e os artigos que não cumprirem as normas explicitadas abaixo serão recusados e deverão se adequar para serem apresentados.
  • Não serão aceitos artigos de alunos de graduação. Não aceitaremos trabalhos oriundos de disciplinas.
  • Os autores não poderão publicar mais de um artigo a cada três anos na Revista Geografares.
  • Plágios e autoplágios (quando autores mudam alguns aspectos superficiais de textos já publicados em outros periódicos com os fins de republicá-lo) são evidentemente proibidos, se identificarmos algum artigo desse tipo os autores não poderão mais enviar artigos para a revista.
  • Todos os artigos deverão indicar na parte do cadastro dos autores de quais pesquisas são resultado (parcial ou final) e devem se referir, na página de cadastramento, ao Grupo de pesquisa e/ou os Laboratórios aos quais estão associadas as pesquisas, se recebem financiamentos para as mesmas ou ainda se são produto de dissertações de Mestrado e de teses de Doutorado. Artigos que não cumpram com essas normas serão recusados.
  • Os autores são obrigados a colocar no lugar apropriado o seu número do ORCID. ORCID é uma organização sem fins lucrativos que permite que todos que participam de pesquisas e inovações sejam identificados de forma única e conectados entre si. Para obter seu número de ORCID veja no link https://orcid.org/register 
  • Todos os autores dos artigos devem obrigatoriamente preencher sua biografia no Metadados. A biografia deve conter as informações da formação e as instituições em que em que os autores estão afiliados, bem como as pesquisas realizadas ou em curso de realização. 
  • Os títulos, resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol e francês devem ser obrigatoriamente preenchidos no lugar adequado e no Metadados quando da submissão dos artigos.
  • A Geografares é uma Revista de Geografia que dialoga com outras áreas, mas seu escopo é voltado para o debate sobre questões territoriais e espaciais, portanto os artigos devem ter como centro de reflexão essas categorias.  Artigos de outras áreas que não se conformem a esses imperativos serão recusados.
  • O tempo normal de avaliação de um artigo é de até 6 meses entre a recepção do artigo e a aprovação.
  • Recebemos artigos em português, espanhol e francês.
  • Tradução em inglês dos artigos em português aprovados:Os autores que tiverem seus artigos aprovados pela revista podem providenciar, assumindo todos os custos atinentes, a tradução dos mesmos em inglês. Estas traduções devem ser efetuadas por tradutores indicados pela revista, estes últimos devem emitir um certificado de conformidade do artigo em inglês que o autor deve enviar para a revista juntamente com a tradução nos prazos indicados pelos editores da Geografares. Esta norma entra em vigor a partir de janeiro de 2021.

 

Artigos

 

I – ARTIGOS


A – Devem ter no máximo 10 mil palavras e com até 25 laudas em espaço 1,5, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fo­tos, gráficos, etc.), tabelas, notas, referências bibliográficas e resumos, composto em word for windows, corpo 12, fonte Times New Roman.

B – Os artigos devem vir com correções de português devidamente realizadas. Recusaremos artigos que não cumpram essa exigência.


C – A primeira página do artigo deve conter o título e subtítulo do trabalho (se houver). O texto indicativamente pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Claro, respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa.

D – Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de no máximo 150 palavras e 3 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em inglês, espanhol e francês e devem ser devidamente revisados. Os resumos e palavras-chave devem vir no início do artigo logo após o título . Abaixo do título do artigo em português devem vir os títulos em inglês, espanhol e francês.

-Os títulos e resumos em português, inglês, espanhol e francês  devem também ser obrigatoriamente colocados na página da revista quando da submissão do artigo.

-O Metadados (onde devem ficar as palavras-chave, assunto, área de conhecimento, etc.) da revista quando da submissão do artigo deve ser preenchido nas quatro línguas (português, inglês, espanhol e francês).

E – Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denomina­ção genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas da mesma forma.

F - As notas de rodapé devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Devem ser numeradas sequencialmente e ao longo do texto. Aceitaremos no máximo 10 notas de rodapé em cada artigo e cada nota não deve ter mais de 50 palavras.

G – As referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT (trabalhos não seguindo as normas da ABNT serão recusa­dos). Os autores devem consultar o livro de Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos publicado pela UFES no endereço:  http://www.t.ly/HnPd

A título de ilustração indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:

  • Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Páginas ou volumes.
  • Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volu­mes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.
  • Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.
  • Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Títu­lo do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local : Editora, ano. Indicação da parte referenciada.


H – toda referência bibliográfica feita ao longo do texto deverá vir entre parênteses, indicando o SOBRENOME do autor, data da publicação e número da página. Ex: (GEORGE, 1973, p. 68)

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Entrevista

A – Devem seguir as mesmas recomendações para artigos, acrescidas da data e local da entrevista e dados do entrevistado e deve se ter uma introdução indicando o interesse da publicação da entrevista.

B – Perguntas e respostas devem ser precedidas das iniciais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Traduções

São aceitas propostas de traduções de textos importantes para o pensamento geográfico e inéditos em português. As traduções devem vir acompanhadas, se for o caso, de autorização dos autores dos artigos originais.

Para maiores informações, entre em contato com os editores

Notas de pesquisa

Essa seção se destina a publicar textos e notas técnicas preliminares sobre pesquisas em andamento.

A – Para essa seção serão aceitos textos sobre eventos científicos realizados, relatos de traba­lhos de campo, comunicações sobre pesquisas em andamento, entre outras.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para os artigos.

Proposta de Dossiê Temático

A revista aceita propostas de dossiê temático. A proposta deve vir acompanhada do objetivo, justificativa e descrever o interesse do dossiê. Deve ser indicado na proposta os responsáveis do dossiê que deverão efetuar a seleção dos artigos, a organização do número e efetuar uma apresentação do mesmo. Juntamente com a proposta do dossiê deve ser fornecida a lista dos pareceristas propostos. 

Para maiores informações, entre em contato com os editores

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.