Submissões de artigos para os próximos números da revista Argumentum
Lançamento das chamadas para os próximos números da revista Argumentum no ano de 2021
Chamada para artigos V.13, N.01, 2021
Tema: Os impactos da pandemia COVID 19 sobre as políticas sociais
Ementa: O avanço da pandemia COVID 19, em todo o mundo, amplia as consequências da prolongada crise capitalista iniciada em 2008 sobre as parcelas mais vulneráveis da classe trabalhadora (os trabalhadores informais, com menor escolarização e baixa remuneração), na medida em que o enfrentamento à pandemia provocou uma queda no consumo e nas atividades econômicas. As consequências mais imediatas foram o aumento do desemprego e da precarização do trabalho, aumentando o número de pessoas em situação de pobreza e miséria, além do aumento das dificuldades no funcionamento dos sistemas públicos de previdência social, saúde, assistência social e educação. A questão que se coloca neste contexto refere-se a como os Estados tem respondido e responderão, no mundo inteiro, a este aumento, quais medidas e políticas sociais serão acionadas e como funcionarão, colocando para os estudiosos o desafio de compreender tais respostas em um contexto de recessão prolongada e no qual a destruição das intervenções sociais do Estado constitui a tendência dominante.
Recebimento de submissões: De 01 a 31 de outubro
Lançamento: Jan./abril de 2021
Chamada para artigos V.13, N.02, 2021
Tema: A ascensão da extrema direita e as consequências para as democracias
Ementa: O recrudescimento da crise capitalista após 2008 e o consequente aumento do desemprego e da pobreza, criou as condições para a emergência de grandes contestações juvenis e dos chamados movimentos identitários, que reivindicavam um mundo mais plural e democrático, aprofundando a crítica a tradicional forma de funcionamento das democracias capitalistas (democracias liberais restritas à representação eleitoral). Tais movimentos provocaram uma reação da burguesia e a emergência de uma extrema direita competitiva eleitoralmente e para quem a própria democracia em sua versão liberal minimalista constitui uma ameaça. Uma ameaça à ordem econômica, aos seus valores (a família, o mérito, a hierarquia) e a suas posições na sociedade e no Estado. A ascensão da extrema direita constitui mais um movimento, que começou com o avanço da hegemonia neoliberal, no sentido da completa destruição das conquistas civilizatórias e democráticas do pós-segunda guerra mundial e a erosão da própria democracia pode não ser somente mais um momento desse processo. Esta chamada pretende receber contribuições que tratem os diferentes aspectos dessa realidade.
Recebimento de submissões: De 01 de novembro, 2020 a 31 de janeiro, 2021
Lançamento: maio./agosto de 2021
Chamada para artigos V.13, N.03, 2021
Tema: Desigualdade e violência de gênero
Ementa: Entre os avanços teóricos dos últimos anos nas ciências sociais, está o avanço da compreensão de que a naturalização das relações e hierarquias entre os sexos contribui para sustentar o patriarcado e um sistema de exploração e opressão sobre as mulheres e o feminino que mantêm a propriedade privada e as relações de exploração do capital sobre o trabalho. Estão estruturalmente imbricados o patriarcado, o racismo e o capitalismo cujas expressões mais contundentes são as persistentes diferenças entre os sexos no acesso ao mercado de trabalho, nos salários, na ocupação de postos de direção em empresas e instituições e a violência cotidiana (psicológica, simbólica, física) sofrida pelas mulheres, em especial as mulheres negras, na vida privada e nos espaços públicos. Esta chamada pretende reunir artigos que possam tratar de forma abrangente o tema.
Recebimento de submissões: De 01 de fevereiro a 30 de abril.
Lançamento: setembro/dez. de 2021
Saiba mais sobre Submissões de artigos para os próximos números da revista Argumentum