Edições anteriores

  • VII SEMINÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS COLABORATIVAS NA PANDEMIA
    v. 5 n. 1 (2021)

    Essa edição dos Anais prioriza a publicação das ações articuladas de uma turma, da disciplina Estágio Supervisionado da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental do Cefd/Ufes, ministrada pela profa. Dra. Kezia Nunes com as turmas das séries iniciais da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Professora Eunice Pereira Silveira (EEFTI PEPS), nas aulas de educação física ministradas pela profa. Dra. Ana Flávia Sofiste.

    Nesses tempos difíceis, e em contextos de vulnerabilidade social e material, esse material registra nosso compromisso com a educação pública de qualidade, nosso esforço coletivo de formação inicial e continuada com colaboração interinstitucional, nosso desejo de manutenção das ações de ensino, pesquisa e extensão com as escolas. Também nosso carinho com os/as profissionais e estudantes das escolas-campo de estágio pelo modo comprometido com que assumem essa parceria com os/as docentes do Centro de Educação e a formação inicial de nossos estudantes do Centro de Educação Física e Desportos.

  • VI SEMINÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA
    v. 4 n. 1 (2020)

    Essa edição buscou conferir visibilidade às práticas pedagógicas possíveis em tempos de pandemia do Covid-19. Por ocasião da crise sanitária mundial, as aulas presenciais na Ufes foram interrompidas em março e retomadas em setembro de 2020, no formato de Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte). Assim, esse seminário confere visibilidade a um projeto das disciplinas de ECS do Curso de Educação Física em atenção às demandas sociais, políticas, acadêmicas e estéticas atuais da formação de professores/as. Nesse atípico ano, consideramos que essa edição do seminário foi a mais desafiadora. Quanto aos Anais, foram elaborados com a humilde intenção de colaborar e circular efetivamente nas aulas de educação física, nas mãos de alunos/as e professores/as. 

  • V SEMINÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSIONAMENTOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
    v. 3 n. 1 (2019)

    Esses Anais reúnem parte dos trabalhos que foram apresentados como comunicação oral no seminário, com destaque para experiências no ensino fundamental e médio. Essa produção busca qualificar as nossas ações colaborativas e os registros delas decorrentes com seus diferentes sujeitos: os/as professores/as universitários/as, os/as professores/as regentes das escolas campo, os/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física, os/as alunos/as das escolas parceiras.

  • III SEMINÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    v. 2 n. 1 (2018)

    O Seminário do Estágio Supervisionado em educação física é um projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) do Centro de Educação da Ufes. Com início em 2017, possui recorrência semestral, e se constitui por meio de práticas colaborativas com os sujeitos escolares que contribuem com a realização das quatro disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física. A primeira edição tratou do tema Narrativas de experiências na educação básica (2071/1), a segunda edição abordou o tema Narrativas de formação docente (2017/2, Proex 200422), a terceira edição problematizou o tema Práticas avaliativas da educação básica (2018/2, Proex 200836).

  • II SEMINÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
    v. 1 n. 1 (2017)

    O Seminário do Estágio Supervisionado em educação física é um projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) do Centro de Educação da Ufes. Tal como as marcas de tinta, da capa que ilustra essa publicação, os movimentos formativos aqui potencializados são um efeito, dentre tantos outros, que compõem a formação docente. Assim, esses Anais também se apresentam com a beleza e a força da aposta do protagonismo docente e do fortalecimento político dos encontros que potencializam os projetos coletivos interinstitucionais de formação de professores/as.