Sobre a Revista

ISSN - 2446-5410

FOCO, ESCOPO E PERIODICIDADE

A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) é uma publicação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, que tem a missão de publicar trimestralmente manuscritos científicos, incluindo editoriais, artigos originais, artigos de revisão sistemática e relatos de casos, referentes a assuntos e estudos de interesse técnico-científico nas áreas das Ciências da Saúde.

ACESSO LIVRE 

A RBPS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. A disponibilização dos artigos publicados com livre acesso fortalece as redes de pesquisas e a geração de novos conhecimentos científicos. Além disso, não há exigência de pagamento para submissão, publicação ou downloads dos artigos já publicados.

RESPONSABILIDADE DO AUTOR

Todos os manuscritos publicados representam a opinião dos autores e não refletem a política oficial do CCS-UFES, da sua diretoria, do corpo editorial da RBPS e nem da instituição à qual o autor é filiado, a menos que seja declarado em documento.

Os manuscritos submetidos à RBPS devem atender ao seu objetivo e às instruções aos autores, não sendo permitida a sua apresentação simultânea a outro periódico impresso ou eletrônico.

ASPECTOS ÉTICOS

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

A RBPS segue as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre a identificação de plágio ou suspeita de plágio, além de possíveis fraudes e violação de ética nas publicações e manuscritos.

Ao submeter o manuscrito, recomendamos que os autores devem visitar o website do COPE (http://publicationethics.org) para obter informações sobre ética em pesquisa.

A autoria do manuscrito deve ser somente daqueles que participaram ativamente nas fases da pesquisa e da escrita do artigo. Na redação científica, citações e conteúdo intelectual de outras publicações devem ser referenciadas (citadas) de forma explícita.

Os editores que gerenciam o fluxo editorial avaliarão as submissões baseados em critérios estabelecidos pelo COPE e pela RBPS. Em caso de suspeita ou confirmação de plágio, os autores serão notificados seguindo fluxo próprio estabelecido.

CONFLITO DE INTERESSE

Solicita-se aos autores o envio da "Declaração de Conflito de Interesse", assinada por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido, conforme modelo a seguir:

a) Declaração de Conflito de Interesse

Eu, _____________________, autor responsável pelo manuscrito “____________________________”, declaro que nenhum dos autores deste estudo possui qualquer tipo de interesse abaixo descrito, ou outros que configurem o chamado Conflito de Interesse.

Declaro que o manuscrito apresentado não recebeu qualquer suporte financeiro da indústria ou de outra fonte comercial e nem eu, nem os demais autores ou qualquer parente em primeiro grau possuímos interesses financeiros (ou outros) no assunto abordado no manuscrito.

Em caso contrário, especifico, abaixo, qualquer associação que possa representar um conflito de interesse que eu e/ou os demais autores ou seus parentes de primeiro grau tive(mos) nos últimos cinco anos com empresas privadas e/ou organizações, mesmo sem fins lucrativos — por exemplo: participação em inventos/desenvolvimento de software, aparelho, técnica de tratamento ou laboratorial, equipamentos, dispositivos ou tecnologias; participações e atividades de consultoria e/ou palestras; propriedade intelectual; participação acionária; situações de licenciamento de patentes etc.

Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________ (todos os autores)

**IMPORTANTE: A Declaração de Conflito de Interesse deve ser incluída como documento suplementar.

b) Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

Os resultados de pesquisas que envolvam seres humanos, submetidos à RBPS, deverão estar de acordo com a Resolução nº. 196/96 ou 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil e com os princípios éticos da Declaração de Helsinki (2000), além do atendimento a legislações específicas do País no qual a pesquisa foi realizada.  Nos experimentos conduzidos com animais, devem ser seguidos os guias da Instituição dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório.

Os estudos envolvendo seres humanos ou animais só serão publicados mediante o envio da cópia do parecer consubstanciado de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa com Animais ou órgão equivalente.

**IMPORTANTE: O parecer consubstanciado de aprovação do Comitê de Ética deve ser incluída como documento suplementar.

REGISTRO DE ENSAIOS CLÍNICOS

Manuscritos com resultados de pesquisas clínicas devem apresentar um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Intemational Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site: http://www.icmje.org/. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

DIREITOS AUTORAIS

Os autores deverão submeter para apreciação da RBPS a "Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais", contendo a assinatura de cada um dos autores, de acordo com o modelo apresentado a seguir:

c) Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais

Nós, abaixo assinados, transferimos todos os direitos autorais do manuscrito intitulado “_____________________________” à Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. Declaramos, ainda, que o manuscrito é original e não está sendo considerado para publicação em outra revista, no formato impresso ou eletrônico.

(Discriminar as funções de cada autor)

Exemplos:

(Nome do autor) realizou a aplicação do questionário, experimento clínico, correção e edição final.

(Nome do autor) realizou a busca bibliográfica, coletou dados e atuou na redação, correção e edição final.

Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________

**IMPORTANTE: A Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais deve ser incluída como documento suplementar.

SUBMISSÃO 

A submissão de trabalhos na RBPS é online pelo sistema Open Journal System (OJS) (https://periodicos.ufes.br/rbps/about/submissions). O autor correspondente deve fornecer um ID ORCID (Open Researcher and Contributor ID, http://orcid.org/) no momento da submissão inserindo-o no perfil do usuário no sistema de submissão. Recomendamos que seja feito o mesmo para os coautores.

Na submissão, os autores devem realizar upload de todos os documentos constantes nas seções "conflitos de interesse" e "direitos autorais". Al´ém disso, deve fazer upload do manuscristo a ser avaliado (seguir templates indicados).

FLUXO EDITORIAL

Na seleção de manuscritos para publicação, são avaliados: originalidade, relevância e metodologia, além da adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico.

Acesse as "Diretrizes para Autores" - https://periodicos.ufes.br/rbps/about/submissions para submeter seu manuscrito.

Para contato, envie e-mail para rbps.ccs@ufes.br

Correspondências devem ser enviadas à Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde aos cuidados da Editoria-chefe da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS), endereço: Avenida Marechal Campos, número 1468, Maruípe, Vitória, Espírito Santo, Brasil, Cep: 29040-090. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.