Estágio em Artes Visuais na Educação Infantil:

Processos pedagógicos em debate

Autores

  • Priscila Anversa Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de arte, Educação infantil, Psicologia histórico-cultural

Resumo

O presente artigo consiste em apresentar a disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) sob dois aspectos: primeiramente, o exame de questões advindas das discussões realizadas nas aulas, concernentes à especificidade do ensino de arte e sua função na Educação Infantil e à aprendizagem e o desenvolvimento psíquico das crianças; em segundo,  entabular reflexões sobre as experiências de estágio, destacando a importância do objeto pedagógico nos processos educativos. Apoiada nos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, a abordagem metodológica parte da análise de estudos bibliográficos e de relatos de experiências dos estudantes, evidenciando a necessidade de colocar em debate os processos de ensino e de aprendizagem em arte na Educação Infantil.

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Publicado

2021-12-31