A presença de médicos no Instagram e a temática do consumo saudável: uma revisão de literatura

Autores

  • Lunélia Amaral Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Consumo saudável. Instagram. Consumo. Médicos. Ciberterritório

Resumo

Quais as estratégias discursivas utilizadas por médicos no Instagram e que tipos de abordagens produzidas por eles podem influenciar no consumo saudável dos usuários? Essas são algumas das inquietações que compõem o projeto de pesquisa “Consumo saudável e redes sociais digitais: análise das estratégias discursivas utilizadas por médicos a partir do Instagram” em desenvolvimento no Programa de PósGraduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom-Ufes). As análises da pesquisa vão permear em torno do ciberterritório das redes sociais, das relações de consumo e de questões voltadas para o estilo de vida saudável. O objetivo desse artigo é apresentar parte da revisão de literatura realizada na Biblioteca Eletrônica Scielo e no portal de periódicos da Capes, além dos portais de congressos e de revistas da área durante o período de agosto a outubro de 2019. A partir do levantamento, foi possível perceber como as pesquisas que envolvem consumo e Internet têm crescido nos últimos anos. Entretanto, quando restringe às questões da saúde mais voltadas para o estilo de vida saudável, ainda há lacunas e um enorme campo para ser explorado, sobretudo envolvendo as novas perspectivas comunicacionais e de interação dos profissionais da área da saúde, como por exemplo dos médicos, junto à sociedade midiatizada e conectada.

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Biografia do Autor

Lunélia Amaral Lima , Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Referências

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VASCONCELLOS-SILVA, Paulo Roberto et al . As novas tecnologias da informação e o consumismo em saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 26, n. 8, p. 1473-1482, Aug. 2010 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000800002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 Set. 2019.

Sites consultados

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Publicado

2020-06-01