#EleNão: Movimento de mulheres no território digital e as eleições de 2018

Autores

  • Alena Moreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Análise. Feminismo. Movimentos sociais. Eleições.

Resumo

Há menos de um mês para o primeiro turno das eleições presidenciais, internautas indignadas com a possibilidade do candidato do PSL ocupar o cargo mais importante do País lançaram a campanha #EleNão. O movimento cresceu nas redes sociais e tomou as ruas com protestos em mais de 100 cidades brasileiras e no exterior. Para estudar esse fenômeno foi empreendida uma análise das narrativas das postagens do dia 29 de setembro (data da primeira manifestação) no site de rede social Twitter. Analisamos os alguns dos tweets mais compartilhados e os principais tópicos de pensamentos contidos nas postagens do DataSet com a finalidade de compreender as principais pautas defendidas pelo movimento, e se a campanha constitui uma resistência feminina e feminista à uma onda conservadora e aos retrocessos de direitos das mulheres. Palavras-chave: Análise. Feminismo. Movimentos sociais. Eleições.

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Biografia do Autor

Alena Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Gabriela Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Referências

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

MIGUEL, Luis Felipe; BIROLLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo:Boitempo, 2014.

MIGUEL, Luis Felipe. CAROLE PATEMAN AND THE FEMINIST CRITIQUE OF THE CONTRACT. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092017000100503> Acessoem: 10/04/2019.

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Publicado

2020-06-01