A falácia do sucesso empreendedor

Autores

  • Karlili Trindade Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comunicação. Internet. Narrativa. Neoliberalismo Introdução

Resumo

Uma nova configuração social está se desenvolvendo a partir de mudanças na econômia, nos avanços tecnológicos, na precarização do trabalho e na redução dos direitos. Em paralelo, o empreendedorismo surge como solução para o futuro. Os dados do empreendedorismo são promissores, se observado o número de pessoas que abrem uma empresa ou que se tornam microempreendedores, mas revelam uma realidade bem diferente quando se analisa o número de negócios que fecham em pouco tempo, a renda mínima que cada empreendedor consegue ganhar, as condições de trabalho e os impactos na saúde mental. Por que tantos perfis nas redes sociais digitais exploram a ideia de sucesso atrelado ao empreendedorismo? Para Dardot e Laval (2016) isso se deve ao neoliberalismo que deseja transformar cada pessoa em um sujeito empreendedor. O objetivo do estudo é a análise da narrativa do sucesso empreendedor criada nas redes sociais digitais para a construção de um imaginário neoliberal. Analizando perfis, no Instagram, que possuem uma grande quantidade de seguidores e que falam sobre empreendorismo foi possivel identificar os discursos que alimentam essa narrativa. São discursos de autogerenciamento em que o sucesso depende do sujeito, mas que se ele fracassar, basta continuar tentando. Desse modo, o sujeito é responsável por qualquer resultado que aconteça e passa a alimentar a narrativa, se apropriando do discurso. Além disso, utilizam figuras públicas que passam a ideia de que basta ser jovem, ter uma ideia brilhante que o sucesso estará garantido. Essa narrativa lança as pessoas em uma nova corrida pelo ouro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlili Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Referências

SAQUET, Marcos Aurélio. “Por uma Geografia das Territorialidades e das Temporalidades” Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

DARDOT, Pierre, LAVAL, Christian. “A Nova Razão do Mundo” São Paulo: Boitempo, 2016.

HOBSBAWM, Eric, RANGER, Terence. “A Invenção das Tradições”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/24/tecnologia/1416831260_738423.html Acessado em 09 de setembro de 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-01