As fontes de notícias enquanto news promoters: a ressignificação dos especialistas em saúde no ecossistema jornalístico

Autores

  • Thalita Mascarelo da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Victor Israel Gentilli Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

fontes de notícias; vida saudável; território simbólico; midiatização; jornalismo.

Resumo

Este trabalho busca compreender e analisar as fontes de notícias no ecossistema jornalístico a partir de dois territórios simbólicos: os jornais e as redes sociais. Nesse primeiro momento, a análise quantitativa foi privilegiada, visto que a pesquisa está em andamento. Na análise em O Globo, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, constatou-se que existem fontes de notícias em saúde que possuem seus próprios canais de comunicação nas redes digitais com o intuito de informar ao público sobre suas perspectivas de vida saudável de acordo com sua especialização, ressignificando seu conceito de fontes de notícias para além dos jornais, no que diz respeito ao meio informacional. Sendo assim, explora-se a ideia de novas mediações imbricadas ao processo de midiatização social para entender esse processo contemporâneo que reconfigura o processo de produção e apuração jornalística visto que novos territórios simbólicos de narrativas são apropriados e exercitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Mascarelo da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Victor Israel Gentilli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Referências

HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes. p. 53-91, 2012. n. 2. LEAL, B. S; CARVALHO C. A. De fontes a agentes jornalísticos: a crítica de uma metáfora morta. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 34, p. 606-622, set./dez. 2015.

MOLOTCH, H; LESTER, M. As notícias como procedimento intencional: acerca do uso estratégico de acontecimentos de rotina, acidentes e escândalos. In: TRAQUINA, Nelson (org). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993.

Downloads

Publicado

2020-06-16