Sobre a Revista

Foco e Escopo

Argumentum foi uma publicação semestral de 2009 a 2015, passando a quadrimestralidade a partir de 2016. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Classificada como A2, pelo Qualis Periódicos. De natureza acadêmica, possui caráter interdisciplinar e propõe-se a publicar pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações. Também abre espaços a outros trabalhos de relevância para a temática, segundo as Políticas de Seção.

A missão da revista é Ser um periódico de excelência na área de Serviço Social por meio da publicação de pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à publicação serão analisados por pares (especialistas reconhecidos e de notório saber, de diferentes instituições e países), todos  pareceristas ad hoc, os quais arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação. O texto encaminhado aos avaliadores não terá identificação da autoria. São utilizados para o parecer as Diretrizes para avaliação.

Poderão ser sugeridas aos autores reformulações ou adaptações às normas editoriais. Os pareceres sobre o texto deverão indicar a avaliação numa das seguintes categorias: aceitar, aceitar com revisão, submeter novamente para avaliação, submeter novamente para outro lugar, rejeitar.

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013) e na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. As publicações deverão indicar no último parágrafo da seção Metodologia do artigo os aspectos éticos envolvidos no trabalho e número de registro em comitê de ética.

A Argumentum se reserva no direito de não publicar trabalhos envolvendo seres humanos que não tenham sido registrados em comitê de ética.

O Conselho Editorial Científico reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar seu processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substantivas serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

A decisão sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base na política editorial da revista, cabendo ao Editor Científico dirimir dúvidas e impasses e a decisão final sobre a edição. Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica.

A Comissão Editorial assegura o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

No último número de cada ano da revista serão publicados os nomes dos avaliadores que realizaram a seleção dos artigos daquele ano, sem especificar quais textos foram analisados individualmente.

As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.

Diretrizes para avaliação

As diretrizes para avaliação proporcionam um guia de critérios essencial para o julgamento da submissão e avaliar se está de acordo com as políticas e conteúdo da revista, assim como instruções especiais para preparar uma crítica eficaz, eficiente e construtiva. Devem ser considerados seguintes itens: inserção à temática da revista; originalidade e abordagem relevante para as ciências sociais contemporâneas; atendimento aos objetivos propostos; coerência e consistência teórico-metodológica; qualidade e rigor acadêmicos; conter número de aprovação em comitê de ética, no caso dos trabalhos que envolvam seres humanos. E, por fim, o texto precisa estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT e da revista.

Também serão considerados os aspectos éticos envolvidos no trabalho.

 

Periodicidade

Periodicidade Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e gratuito imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Por "acesso aberto" a este periódico, entendemos sua disponibilização livre na Internet pública, permitindo a qualquer usuário ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou link para os textos completos dos trabalhos aqui publicados, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não as próprias de acesso à própria. A única restrição sobre a reprodução e distribuição e a único dever ao copiar este domínio, deve ser o de garantir ao autor autor a integridade de seu trabalho e o direito de ser devidamente reconhecido e citado.

Periodicidade

Periódico científico temático quadrimestral a partir de 2016.

Indexadores

Redalyc <http://www.redalyc.org/revista.oa?id=4755>

Clase <http://clase.unam.mx/F?func=find-b-0&local_base=cla01>

 

Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/320>

 

Dialnet <http://dialnet.unirioja.es>

 

DOAJ <http://www.doaj.org/openurl?genre=journal&issn=21769575>

 

GeoDados <http://geodados.pg.utfpr.edu.br>

 

Latindex  <http://www.latindex.unam.mx>

 

Portal Periódicos da UFES <http://periodicos.ufes.br SEER <http://seer.ibct.br>

Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo>

 

Red de Bibliotecas Virtuales de Clacso: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/colecciones/saladelectura/index.php>

Declaração de ética e boas práticas da publicação

A revista Argumentum está empenhada em manter os mais altos padrões de ética de publicação e toma todas as medidas possíveis contra quaisquer malversações no processo de publicação. Assumimos que os princípios recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/)  devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de publicação: o autor, os editores da revista e os membros do Conselho Editorial. Para os autores, além das condições incluídas no processo de submissão exige-se:

Questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores.

Todos os trabalhos resultantes de pesquisa ou relatos de experiências que envolvam sujeitos humanos ou informações de acesso  restrito deverão informar no texto o número de aprovação em comitê de ética em pesquisa indicando sua observância às resoluções nacionais e internacionais que regulamentem essas questões. O texto que não obedecer essas exigências não será avaliado na Revista e terá sua submissão rejeitada.

 

Erros significativos em trabalhos publicados

Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente ao editor da revista e cooperar com o editor para que seja feita retratação ou correção do artigo.

 

Outros procedimentos éticos da publicação:

Jogo limpo

O editor-chefe e os revisores avaliam os manuscritos por seu conteúdo intelectual, sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou o pensamento político dos autores.

 

Confidencialidade

Quaisquer trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com terceiros, exceto quando autorizado pelo editor da revista Argumentum

 

Padrões de objetividade

Os pareceres dos revisores serão realizados objetivamente. Crítica pessoal ao autor é inadequada. Os árbitros devem expressar as suas opiniões de forma clara, com o apoio de argumentos.

 

Crédito às fontes

Os revisores devem identificar qualquer trabalho relevante, já publicado, que não tenha sido citado pelos autores. Qualquer afirmação de que uma observação ou argumento já tenha sido publicado deve ser acompanhada pela citação correspondente. O revisor também deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.

Desvios

Quaisquer desvios das regras acima definidas devem ser informados diretamente para o editor-chefe, que está comprometido em fornecer resoluções rápidas para qualquer problema desse tipo.

Copyright

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Acesso livre e gratuito

A Argumentum não cobra taxas para submissão ou acesso aos artigos. Todo o site é de acesso livre e gratuito.

Sponsors

Programa de Pós-Graduação em Política Social

Departamento de Serviço Social

 

Histórico do periódico

Argumentum  foi uma publicação semestral de 2009 a 2015, passando a quadrimestralidade a partir de 2016. Classificada como A2, pelo Qualis Periódicos. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. De natureza acadêmica, possui caráter interdisciplinar e propõe-se a publicar pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações. Também abre espaços a outros trabalhos de relevância para a temática, segundo as Políticas de Seção.

Argumentum is a semestral publication of the Post-Graduation Program in Social Policy at the Universidade Federal do Espírito Santo. It is a journal of academic nature and interdisciplinary features offering to publish papers, research articles and discussions on the themes Social Policy, State, Society and their interrelationships. It also opens up opportunities to other work of relevance to the topic, according to the Policies section (Políticas de Seção).