Monet, Tecnologias ópticas e Antropoceno

oscilações entre arte e ciência.

Autores

  • Ruy Cézar Campos Figueiredo PPGCOM-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.29115

Palavras-chave:

Monet, fibra óptica, Antropoceno, impressionismo

Resumo

O artigo insere performativamente citações de Vilém Flusser sobre o vento para as relacionar com a ausência de som no vídeo A Chegada de Monet e para refletir sobre o clima contemporâneo e sua relação com o impressionista Claude Monet. Permitindo o vento atravessar o texto de maneira inusitada, apresenta-se um argumento que encara transversalmente Monet, pintor impressionista e cabo de fibra óptica que conecta a Flórida, o Ceará e São Paulo. Resulta do artigo um pensamento que envolve o clima contemporâneo, o fazer artístico e o fazer científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruy Cézar Campos Figueiredo, PPGCOM-UERJ

Artista-pesquisador. Mestre em Artes, linha Artes e Processo de Criação: Poéticas Contemporâneas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018 / com apoio de bolsa da FUNCAP) e Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2015). Doutorando em Comunicação, linha Tecnologias da Comunicação e Cultura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (com apoio de bolsa CAPES). Atualmente é professor substituto no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, na subárea Artes Plásticas, Fotografia e Artes do Vídeo.

Referências

BUCK-MORSS, Susan. Aesthetics and Anaesthetics: Walter Benjamin’s Artwork Essay Reconsidered. October, no. 62: 3 – 41. 1992

FLUSSER, Vilém. Da ficção. O Diário, Ribeirão Preto, SP, v. 26, 1966.

___. Science. in: ARTFORUM, vol. 27. no. 4. 1988

___. A Escrita. São Paulo: Annablume. 2010.

___. Pós-História. Vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo, Duas Cidades. Reedição. São Paulo, Annablume: 1982-2011. Prefácio de Rodrigo Duarte, p. 7-18. 2011.

HEGEL, G. W. F. Aesthetics. Translated by T. M. Knox. 2 vols. New York:

Oxford University Press. 1998.

KRENAK, Ailton. Ailton Krenak. In: ENTRE (org.). 8 Reações para o Depois. 2019

SCHAPIRO, Meyer. Impressionism: reflections and perceptions. New York: Brazilier. 1976

SEITZ, William C. Claude Monet: seasons and moments. Museum of Modern Art. Nova Iorque. 1960.

MIRZOEFF, Nicholas. Visualizing the Anthropocene. Public Culture 26:2. Duke University Press. 2014.

STAROSIELSKI, Nicole. The Undersea Network. Duke University Press. 2015.

STOKES, Patricia D. Variability, Constraints and Creativity. Shedding Light on Claude Monet. American Psychologist. Vol. 56. no. 4. 2001.

Downloads

Publicado

2021-01-24

Como Citar

Figueiredo, R. C. C. (2021). Monet, Tecnologias ópticas e Antropoceno: oscilações entre arte e ciência. Revista Farol, 16(23), 165–175. https://doi.org/10.47456/rf.v1i23.29115

Edição

Seção

Artigos