Da janela à interface

Autores

  • Ricardo Maurício PPGA-UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20462

Resumo

O texto evoca alguns momentos significativos dos sucessivos processos de concepção, enquadramento e captura da imagem do real a partir da arte do Renascimento, para analisar a influência das imagens técnicas na percepção e na concepção de realidades e seus reflexos na arte e na vida cotidiana. Acompanha também o percurso de transformação por que passaram a arte e as sensibilidades moderna e contemporânea em negociação e embate com as novas técnicas de produção de imagens, a partir da invenção da fotografia. Por fim, apresenta alguns trabalhos em arte que enfrentam criticamente tais situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Maurício, PPGA-UFES

Doutor em Linguagens Visuais pelo PPGAV da Escola de Belas Artes da UFRJ, professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, ricmauz@gmail.com

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_______________ . O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BAUDRILLARD, Jean. Tela total. Porto Alegre: Sulina, 2002.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os pensadores, volume XLVIII, São Paulo: Abril Cultural, 1975.
DE DUVE, Thierry. Pose et instantané, ou le paradoxe photographique. In Essais Datés –I : 1974/1986, Paris : Editions de La Diférence, 1987.
FARIAS, Agnaldo; DOS ANJOS, Moacir et al (curadores). Catálogo da 29 Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 2010.
FLUSSER, Vilém. Texto/ Imagem enquanto dinâmica do Ocidente. In: Cadernos RioArte, ano II, nº 5, 1996.
GONZAGA, Ricardo. Read Me, Ready Me: a caixa-preta do ser em tempo real. In: FERREIRA, Glória; VENÂNCIO FILHO, Paulo. (Org.). Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA - UFRJ, ano XIII, n. 13, Rio de Janeiro, 2006.
NAVARRO, Francesc. História da arte. São Paulo: Salvat, 1978.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SLIVE, Seymour. Pintura holandesa 1600 – 1800. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
TIBERGHIEN, Gilles. Land Art. New York: Princeton Architectural Press, 1995.
VAN DOESBURG, Theo. Arte Concreta. In AMARAL, Aracy; BELLUZZO, Ana Maria (org.). Projeto construtivo brasileiro na arte. Rio de Janeiro, São Paulo: Museu de Arte Moderna RJ; Pinacoteca do Estado SP, 1977.
VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: 34, 1993.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Maurício, R. (2018). Da janela à interface. Revista Farol, 14(19A), 134–142. https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20462

Edição

Seção

Artigos