QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRADUÇÕES EM DISPUTA NA PRÁTICA DE REDES PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Jane Paiva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i0.7456

Resumo

O artigo visa a apresentar discussões em torno do conceito de qualidade na educação de jovens e adultos (EJA), com o objetivo de diagnosticar qualidade de ensino, tomando em conta revisões de literatura realizadas no contexto de pesquisa interinstitucional, em diálogo com enunciações e sentidos apreendidos na prática de uma amostra estatística de 121 escolas de redes públicas na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa, de caráter quantiqualitativo buscou formular traduções desses sentidos de qualidade, a partir de indicadores que capturaram aspectos da realidade dessas escolas, tanto as percebendo no contexto de políticas públicas que as sustentam, quanto pelas formas pelas quais se materializam para sujeitos encarnados como diretor, professores e estudantes, para nós traduzidas como singularidades. Após quase três anos de investigação, o conjunto de ideias apreendidas permitirá pôr em marcha a etapa final, quando essas apreensões dialogarão sobre qualidade, nas três cidades em que foram desenvolvidas.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos;qualidade de ensino; práticas de qualidade na EJA

 

ABSTRACT

The aim of this article is to diagnose teaching quality, by presenting the current debate around the concept of quality in Adult and Youth Education. It used reviews of the specialized literature produced in the context of interinstitutional research, as well as interacted with enunciations and meanings recorded during the observation of teaching practice in a statistical sample of 121 schools within the public education system of the city of Rio de Janeiro. The research carried out was of a quanti-qualitative nature, and sought to formulate different translations of those meanings, based on indicators which captured aspects of the reality of the schools, as perceived both in the context of the public policies that support them, and in the way they manifest themselves to subjects incarnated as director, teachers and students, translated here as singularities. After an investigation which lasted nearly three years, the ideas which have been apprehended will guide the final stage of this process, in which the meanings will dialogue with one another in order to discuss quality in the three cities where they evolved.

Keywords: Adult and Youth Education. Teaching quality. Quality practices in EJA.

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Biografia do Autor

Jane Paiva, UERJ

 

 

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(RESUMO)
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Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos