ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE SOBRE PESQUISA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2002-2012)

Autores

  • Claudio Roberto Baptista UFRGS
  • Priscila Martini Pedó FAPERGS/UFEGS

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i0.7453

Resumo

O objetivo desta reflexão é apresentar uma análise acerca da pesquisa desenvolvida na pós-graduação stricto sensu sobre o atendimento educacional especializado no país, estabelecendo um paralelo com o cenário da política educacional e as alterações relativas à educação especial, por meio da análise documental de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2002 e 2012. De abordagem qualitativa, o estudo foi realizado dando prioridade ao levantamento bibliográfico efetuado no Portal de Teses e Dissertações da CAPES. Analisando os 77 trabalhos selecionados, percebe-se que houve um crescimento acentuado na produção de pesquisas durante os anos de 2010 e 2011, possível reflexo de fatores políticos, como a aprovação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, e da Resolução 04/2009 CNE-CEB. Os resultados colocam em evidência as possíveis relações entre políticas públicas e a pesquisa acadêmica, além de explicitarem a desigualdade da distribuição geográfica das investigações. Os dados apontam para a importância de se estimular o desenvolvimento da pesquisa sobre o atendimento educacional especializado nas diferentes regiões do país, visando à construção e expansão de conhecimentos referentes à temática.

Palavras-chave: educação especial; atendimento educacional especializado; políticas educacionais.

ABSTRACT

This paper aims at presenting an analysis on a research developed in stricto sensu post-graduation about specialized educational service in the country, establishing a parallel with the educational policies scenario and the modifications concerning special education, by means of a document analysis of thesis and dissertations produced between the years of 2002 an 2012. With qualitative approach, the study was done prioritizing the bibliographic collection on the CAPES Portal of Thesis and Dissertations. Analyzing the 77 selected papers, it’s noticeable that there has been an accentuated growth in the production of researches during the years of 2010 and 2011, possible reflection of political factors, such as the approval of the Special Education in the Perspective of Inclusive Education National Policy, in 2008, and of the Resolution 04/2001 CNE-CEB. The results highlight the possible relationship between public policies and academic research, in addition to evidencing the inequality in the geographic distribution of the investigations. The data points to the importance of stimulating the development of research about specialized educational service at different regions of the country, aiming at constructing and expanding the knowledge regarding the topic.

Keywords: Special education. Specialized educational service. Educational policies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(RESUMO)
BENINCASA, M. C. Educação especial e educação infantil: Uma análise de serviços especializados no município de Porto Alegre. 01/03/2011. 1 v. 185 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BRIDI, F. R. S. Sobre os processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional. 1 v. 211 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
EFFGEN, A. P. S. Educação especial e currículo escolar: possibilidades nas práticas pedagógicas cotidianas. 01/11/2011. 1 v. 221 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

GARCIA, R. M. C.; MICHELS, M. H. A Política da Educação Especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT-15 – Educação Especial da Anped. Revista Brasileira de Educação Especial, v.17, p.105-124, maio/ago. 2011.

KASSAR, M. C. M.; REBELO, A. S. O “especial” na educação, o atendimento especializado e a educação especial. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. (Orgs.) Prática Pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013.

PINTO, V. F. F. Interações professor-aluno na sala de recursos: a co-construção da aprendizagem e suas contribuições para o desenvolvimento. 01/06/2010. 1 v. 177 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
REBELO, A. S. Os impactos da política de atendimento educacional especializado: análise dos indicadores educacionais de matrícula de alunos com deficiência. 2012. 1 v. 164 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos