A Temporalis é uma revista criada em 2000, com publicação semestral, editada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e destinada à publicação de trabalhos científicos sobre temas atuais e relevantes no Serviço Social e áreas afins.

Estimula-se que os temas abordados na revista se articulem aos debates realizados no âmbito dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTP) vinculados à ABEPSS. São eles: Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Política Social e Serviço Social; Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Movimentos Sociais e Serviço Social; Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social; Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Feminismos, Raça/Etnia e Sexualidades; Ética, Direitos Humanos e Serviço Social; Serviço Social, Geração e Classes Sociais. As ementas de cada um dos GTP estão disponíveis no site da ABEPSS.

A revista publica resenhas, artigos de temas livres, seção temática, ensaio teórico, resultados de pesquisa e experiências de extensão e de ensino. As submissões podem ser feitas nos idiomas Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Os interessados em publicar artigos na Temporalis deverão submeter, em fluxo contínuo, trabalhos científicos originais, contendo estudos, pesquisas e debates relevantes e apresentar contribuição considerável para a produção científica na área do Serviço Social.

A Temporalis não remunera e não cobra os(as) autores(as) que tenha(m) seus trabalhos nela publicados.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à publicação, após análise inicial do comitê editorial quanto à adequação às regras da revista, serão analisados por pareceristas ad hoc, os(as) quais arbitrarão sobre a pertinência, ou não, de sua aceitação e poderão sugerir reformulações ou adaptações às normas editoriais.

Durante a análise, serão verificados rigor e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os(as) autores(as). Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto após sua avaliação e aceitação final.

A avaliação do mérito científico será feita considerando os seguintes critérios:

1. pertinência do trabalho em relação à linha editorial da Revista;
  2. qualidade linguística, considerando nitidez e correção na comunicação;
  3. fundamentação teórica, vinculação a área Serviço Social ou afins, originalidade e relevância da contribuição para a produção do conhecimento;
  4. estrutura: resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão;
  5. obediência às normas para apresentação de trabalho especificadas em Diretrizes para autores.

A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será do comitê editorial com base no plano editorial da revista. Os trabalhos submetidos à publicação, quando não aceitos, ficarão à disposição dos(as) autores(as).

As análises apresentadas nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as), não refletindo necessariamente a posição do comitê editorial.

O comitê editorial assegura, para os(as) autores(as) e também para os(as) avaliadores(as), o anonimato no processo de avaliação, viabilizando o sigilo quanto à participação.

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.