Sobre a Revista

Foco e Escopo

Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos nasce, a princípio, de uma constatação: a visível carência, no Brasil, de periódicos de natureza interdisciplinar comprometidos com a divulgação da produção intelectual em torno das sociedades grega e romana, realidade em agudo contraste com o aumento do interesse despertado, nas últimas décadas, pelos Estudos Clássicos, como é possível concluir com base no número crescente de pesquisadores envolvidos, em todos os níveis de formação acadêmica, com projetos de investigação sobre o passado de Grécia e Roma, o que motivou a equipe do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/seção ES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a fundar o periódico.

Muito embora, em outras partes do mundo, notadamente no continente europeu e nos Estados Unidos, os Estudos Clássicos já constituam um domínio autônomo e altamente especializado de conhecimento desde pelo menos o século XIX, em solo pátrio, somente a partir de meados da década de 1980 observamos um movimento contínuo de expansão e profissionalização da área. Para tanto, foram determinantes iniciativas pioneiras como a criação da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, com quase trinta anos de existência, e do Grupo de Trabalho em História Antiga vinculado à Associação Nacional de História, cuja fundação data de 1999. Iniciativas como essas resultaram do anseio dos pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo da Antiguidade em reunir-se em foros capazes de fomentar o intercâmbio científico, num esforço de superação das barreiras acadêmicas que por vezes mantêm em certo isolamento a História Antiga, a Arqueologia e as Letras Clássicas. É nesse contexto de aproximação entre especialistas em Antiguidade Clássica que Romanitas se insere.

Cabe acrescentar que Romanitas pretende não apenas contribuir para a consolidação dos Estudos Clássicos no País, mas também atender a uma exigência colocada pelas agências de fomento ao sistema nacional de pós-graduação: o diálogo com os pesquisadores estrangeiros, razão pela qual o periódico acolhe contribuições em diversos idiomas, além de contar com a colaboração de especialistas sediados em reconhecidos centros internacionais.

Política de Acesso Livre

Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos é um periódico inteiramente gratuito e de livre acesso. Os autores não pagam para publicar nem se exige assinatura dos usuários. Desse modo, o compromisso da revista é com a livre difusão do conhecimento científico, condição fundamental para a construção de uma sociedade justa e democrática.

Políticas de seção

Os números da revista são organizados em dossiês, artigos de tema livre, resenhas e entrevistas. Os dossiês têm por finalidade reunir textos em torno de um eixo temático, propiciando assim o aprofundamento de determinado assunto. As resenhas, de natureza crítica, versam sobre livros publicados nos últimos três anos. Já as entrevistas pretendem dar destaque ao trabalho de pesquisadores com extensa trajetória acadêmica e projeção nacional e/ou internacional. Os textos publicados em Romanitas recebem um código Digital Object Identifier (DOI), que é um padrão para identificação de documentos em redes de computador.

Fontes de Apoio

Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/Seção ES.

Histórico do periódico

Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos foi criada em 2013 como um veículo de divulgação das pesquisas em Estudos Clássicos realizadas no Brasil e no exterior. O periódico se encontra vinculado ao Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/Seção ES.