A revista tem por objetivo o incentivo e a divulgação da produção acadêmico-científica, na área de Estudos Literários, de discentes de programas de pós-graduação. Para isso, conta com três seções distintas. Uma delas, Artigos, recebe textos inéditos na área de Estudos Literários. Nesta seção, não é possível submeter trabalhos já publicados em outros meios ou em fase de análise/publicação, por isso, os editores recomendam que não enviem seus textos para mais de um periódico, com o risco de ser aprovado em ambos. Comprovado o não ineditismo, o autor será excluído do processo avaliativo e, se já aceito, removido da edição. Outra seção se intitula Arquivo, onde serão publicados textos não necessariamente inéditos, mas de difícil circulação (publicados há muito tempo ou esgotados), cuja contribuição à pesquisa acadêmica reforça a importância de trazê-los ao ambiente digital. A terceira, por sua vez, sob o título Resenha, será composta por textos críticos de obras lançadas até dois anos antes da edição em que será publicada, com temática permanentemente livre. Salientamos que o autor poderá submeter arquivos a apenas uma das seções da revista.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Uma das marcas da REEL - Revista Eletrônica de Estudos Literários, criada em 2005 como um periódico anual do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), era a de veicular por meio eletrônico a produção inédita ou de difícil circulação de seus professores e pesquisadores, além de trabalhos produzidos no âmbito de Instituições Universitárias, dentro ou fora do país.

Paralelamente, o PPGL publicava a Contexto, periódico impresso desde 1998. Considerando a orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de que todos os periódicos dos Programas de Pós-Graduação devem publicar seus títulos em meio impresso e eletrônico, o Colegiado do PPGL rediscutiu sua linha editorial. O resultado foi a proposta de que a revista Contexto, mais antiga, passasse a publicar semestralmente, a partir de 2010, trabalhos de mestres e doutores, além de pesquisadores renomados, e a REEL passasse a publicar, também semestralmente, trabalhos de pós-graduandos.

Assim redefinida, a REEL passou a editar dois números por ano, com as mesmas características (editores, conselho editorial, ISSN, leiaute etc.), composta por três seções: Arquivo (textos-chave de e sobre literatura [poéticas, depoimentos, entrevistas e outros documentos], preferencialmente de difícil circulação, ou seja, publicados há muito tempo, pouco divulgados ou esgotados); Artigos (textos inéditos, assinados por pós-graduandos na área de estudos literários e afins); Resenhas (textos críticos sobre publicações feitas até cerca de dois anos antes da edição do número da revista). Assim sendo, o número 6 deste periódico iniciou uma nova Série (2), com a colaboração de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, além de pesquisadores convidados.

A finalidade da REEL é levar aos usuários de Internet as pesquisas em desenvolvimento de pós-graduandos nacionais e estrangeiros nas mais variadas perspectivas de leitura sobre a Literatura ou/e outro discurso a ela vinculado. Acreditamos, com isso, na possibilidade de, ao adentrar o circuito virtual, remanejar, promover e incrementar um maior número de acessos ao pensamento sobre textos literários diversos e suas interface.