A GRAMÁTICA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Soraia da Silva Sousa Universidade Federal da Bahia

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as crenças de professores de língua portuguesa em formação inicial, no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da Universidade Federal da Bahia. O que está em foco são as crenças desses sujeitos sobre gramática, as quais foram diagnosticadas em dois momentos específicos: no ingresso do curso e após dois semestres de formação. A partir dessa investigação foi possível identificar quais concepções serviram como referência para a formulação das crenças apresentadas sobre este construto; os impactos que as experiências e saberes interpretados nessa fase da graduação causam sobre tais crenças e fazer uma estimativa dos efeitos que elas ocasionarão caso sejam adotadas para orientar suas ações nas aulas de Língua Portuguesa.

 

Palavras - chave: Gramática. Crenças. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia da Silva Sousa, Universidade Federal da Bahia

Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

16-12-2015

Como Citar

DA SILVA SOUSA, Soraia. A GRAMÁTICA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 9–29, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/8467. Acesso em: 19 abr. 2024.