Transformações Relativas À Tradução E Interpretação No Campo Da Surdez No Brasil

Autores

Resumo

A tradução e interpretação no campo da surdez no Brasil se consolidam nos últimos anos a partir dos avanços sociais e políticos, bem como pela produção de pesquisa na área. Atuar como tradutor e intérprete na atualidade pressupõe acompanhar as mudanças relativas à profissão em vias de ter condições de realizar o exercício profissional na interface com a multidisciplinaridade dos contextos plurais e mesmo multilíngues em que os surdos se inserem. É nesse sentido que pela legislação e pelas demandas de atuação, conforme se visualiza em literatura recente, se faz necessário uma formação profissional a partir de saberes e conhecimentos diversos que podem ser construídos em diferentes níveis formativos nas modalidades presencial e à distância impulsionando o desenvolvimento profissional desse recurso humano que é um importante mediador das ações de inclusão. Compreende-se que as ações formativas precisam estar relacionadas com as demandas do campo de atuação, as quais são sinalizadas pelo próprio mercado profissional que se expande de modo cada vez mais criterioso em atenção aos direitos dos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Melo Giamlourenço, Universidade Federal de São Carlos Programa de Pós Gradução em Educação Especial

Possui Curso Superior de Formação Específica em Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós Graduação Lato Sensu em Libras e Educação de Surdos pela UNINTER. Pós Graduação Lato Sensu na área de Educação: Psicopedagogia Ênfase Clínica e Psicopedagogia Ênfase Institucional pelo Unicep. Certificação de Instrutor de Libras PROLIBRAS MEC Nível Médio e Superior. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial PPGEEs UFSCar, e atualmente, é aluna de Doutorado nesse mesmo programa, PPGEEs, UFSCar. Experiência como tradutora e intérprete de Libras em diferentes contextos, como acadêmico e político, e experiência como docente de Libras em nível superior em IES pública e privada.

Downloads

Publicado

18-08-2019

Como Citar

GIAMLOURENÇO, Priscila Melo. Transformações Relativas À Tradução E Interpretação No Campo Da Surdez No Brasil. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 158–171, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/23744. Acesso em: 29 mar. 2024.