Ressignificando O Ensino (Descontextualizado) De Língua Inglesa Na Escola Pública: Letramentos, Engajamento E Subjetificação

Autores

  • Livia Fortes DLL/UFES

Resumo

Resumo: Este artigo busca debater o ensino de língua inglesa na escola pública pelo viés dos estudos de letramentos na atualidade diante da urgente demanda por ressignificações acerca de sua prática para além das tradicionalmente reconhecidas abordagens estrutural e instrumental. Nesse sentido, advoga-se por um ensino contextualizado e, portanto, mais engajador, pelo uso de recursos didáticos e textos que sejam mais representativos das práticas de linguagem empreendidas pelos aprendizes em suas interações cotidianas. Defende-se, portanto, que essa aproximação possa auxiliar alunos na percepção de si mesmos e de suas realidades incitando-os a problematizar e transforma-las por meio das leituras de mundo, pela expansão de seus reportórios, pelo exercício de cidadania ativa e pelo desenvolvimento de sua capacidade de agência, o que tenho defendido em termos de uma educação subjetificadora. Os dados aqui apresentados apontam para um ensino descontextualizado com foco em estruturas que pouco remetem a práticas sociais de uso de linguagem e que pouco contribuem para a expansão interpretativa dos sujeitos aprendizes do contexto investigado, sujeitos esses que, em maioria, se mostravam apáticos, desinteressados e bastante indisciplinados durante suas aulas de inglês. 

Palavras-Chave:Letramentos. Engajamento. Língua Inglesa. Subjetificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Fortes, DLL/UFES

Professora adjunta no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do ES, atuando na área de Letramentos e Formação de Professores de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

FORTES, Livia. Ressignificando O Ensino (Descontextualizado) De Língua Inglesa Na Escola Pública: Letramentos, Engajamento E Subjetificação. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 132–152, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/21660. Acesso em: 29 mar. 2024.