Dialogismo E Literatura: Contribuições Para A Formação Do Leitor Crítico Na Educação Básica

Autores

  • Letícia Queiroz de Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

O artigo em tela está centrado na análise acerca da contribuição do discurso literário, à luz do dialogismo do Círculo de Bakhtin, para a formação do leitor crítico na educação básica. Propõe um diálogo teórico entre alguns autores representativos do campo da educação literária e algumas proposições da matriz dialógico-discursiva do Círculo de Bakhtin nas práticas de leitura desenvolvidas no contexto escolar. O texto organiza-se em três seções que apresentam respectivamente uma breve contextualização das produções literárias em sua importância e funcionalidade no ambiente pedagógico, o necessário entrecruzamento teórico entre o pilar dialógico que embasa a arquitetura bakhtiniana e os recursos da linguagem ficcional, além de possíveis caminhos para o trabalho com a leitura pautado no viés bakhtiniano da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciada los Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre los Estudos Literários e Doutora los Educação, ambbos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.  Docente efetiva do Mestrado Profissional em Letras e do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do campus Vitória.

Downloads

Publicado

19-09-2018

Como Citar

DE CARVALHO, Letícia Queiroz. Dialogismo E Literatura: Contribuições Para A Formação Do Leitor Crítico Na Educação Básica. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 77–90, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20231. Acesso em: 28 mar. 2024.