REDAÇÃO DE VESTIBULAR: OBJETOS DE DISCURSO, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DESCRITIVAS E ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM INTERFACE

Sueli Cristina Marquesi, Silvia Augusta de Barros Albert

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo propor um diálogo entre a Análise Textual dos Discursos (Adam, [2008] 2011; Marquesi, 2016), a Linguística Textual, de perspectiva sociocognitiva e interacional, (Marcuschi, 2011, 2008, 2007, 2006; Koch, 2005; Koch e Penna, 2006; Cavalcante, 2005, 2011) e estudos do descritivo (Marquesi, [1996] 2004), no sentido de contribuir para o desenvolvimento da proficiência escritora de alunos da educação básica e de aproximar os atuais estudos da linguagem à prática da sala de aula, em relação ao ensino e à aprendizagem da escrita. Respaldados nesses estudos, apresentamos a imbricação entre o processo de construção de objetos de discurso e a organização de sequências textuais descritivas, destacando a estreita relação que estabelecem nos textos. Para tanto, analisamos redações de vestibular, considerando-as como um gênero, uma prática de escrita situada em uma dada esfera de atividade, que demanda um posicionamento do produtor frente a um determinado tema e uma orientação argumentativa condizente. A metodologia proposta evidencia a relação entre estrutura composicional e referenciação que concorre para efetivar os propósitos do produtor relacionados a uma dada situação comunicativa e às determinações do gênero em questão.

 

Palavras-chave: Redação de vestibular. Objetos de discurso. Sequências textuais descritivas. Orientação argumentativa. Ensino de língua portuguesa.

 


Texto completo:

XML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/