LEITURA E MODALIZAÇÃO NO ENSINO: ANÁLISE DE ARTIGO DE OPINIÃO

Leonor Werneck dos Santos, Dennis Castanheira

Resumo


Neste artigo, discutimos a aplicação do conceito de modalização em um artigo de opinião, refletindo sobre propostas de atividades voltada para alunos de Ensino Médio. Com base em Koch e Elias (2006, 2009), Geraldi (2011 [1997]), Santos, Cuba Riche e Teixeira (2012), Santos (2015), dentre outros, faremos uma síntese do estágio atual das pesquisas em leitura e escrita, enfatizando sua interface para o ensino. Da mesma forma, com base em Cabral (2010), Kebrat-Orecchioni (1997[1980]), dentre outros, traçaremos um panorama dos estudos atuais sobre modalização. Esperamos, com essas reflexões, demonstrar como é possível aplicar esse conceito ao ensino de língua portuguesa, exemplificando com a análise de um artigo de opinião.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/