TEXTO E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: A NEGOCIAÇÃO DOS SENTIDOS METAFÓRICOS E METONÍMICOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Gil Roberto Costa Negreiros, Gislaine Aparecida Vilas Boas

Resumo


Buscamos, neste artigo, discutir como os conceitos metafóricos e metonímicos se revelam importantes mecanismos na construção interacional de sentidos de um texto. Nosso corpus é composto por um recorte transcrito de um debate em uma aula de língua portuguesa, baseado na metodologia do Pensar alto em Grupo (PAG). Apoiamo-nos no paradigma qualitativo de pesquisa, que nos permite a inserção na análise das práticas sócio-cognitivo-interacionais envolvidas no evento de leitura. Os dados mostram que os conceitos metafóricos e metonímicos desempenham um papel crucial na construção das leituras entre os participantes. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/