A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM JOGOS DIGITAIS NA WEB: UM ESTUDO SOBRE O RRPG FIRECAST

Nelci Vieira de Lima, Ana Lúcia Tinoco Cabral

Resumo


Este artigo apresenta reflexões a respeito da construção lúdica e colaborativa da narrativa em um jogo digital, o RRPG Firecast. Mais especificamente, busca compreender o papel do modo de organização descritivo para essa construção. As questões norteadoras da pesquisa são: Qual é a função do descritivo para a expansão da narrativa em jogos digitais de RPG? Qual o papel do mestre/narrador para o estabelecimento da coerência narrativa?   O quadro teórico que nos permite realizar as análises sobre o narrativo e o descritivo está em Charaudeau (2014) e, para tratar do caráter lúdico do jogo nos respaldamos em Huizinga (1999). O estudo nos permite afirmar que o descritivo constitui-se como um fenômeno fundamental para a construção da narratividade e que a mediação do mestre/narrador colabora para o estabelecimento da coerência narrativa. Com base nas análises realizadas, refletimos, brevemente, sobre como as práticas de escrita espontânea em jogos na Web podem contribuir para tornar mais significativas as práticas de escrita na escola. 

Palavras-chave: Narrativa. Descritivo. Jogos digitais. Escrita . Ensino


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/