ANÁLISE DO CADERNO VIRTUAL PONTOS DE VISTA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

Gabriela Moch Schmidt, Juliana Roquele Schoffen

Resumo


Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Para guiar nossa análise, usamos o conceito de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a descrição e análise do gênero artigo feita por Rodrigues (2005) e outros referencias teóricos relativos à avaliação no âmbito do ensino de línguas. Enfocamos a análise do Caderno em alguns aspectos: a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião; a correspondência entre o proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e a sequência didática apresentada pela Olimpíada; o modo como o tema da avaliação é desenvolvido no Caderno. Ao longo da análise, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/