O ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA QUE O ALUNO CONTINUE SEU APRENDIZADO: O ENEM E O VESTIBULAR

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Rosiney Aparecida Lopes do Vale

Resumo


O presente artigo tem como objetivo trazer resultados de pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio e do Ensino Integrado em Administração de Empresa e de Recursos Humanos de três escolas parceiras do PIBID. A partir de um questionário-diagnóstico, buscamos verificar como a escola está cumprindo a determinação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio de preparar os alunos para participarem da continuação dos estudos, especificamente no que se refere à realização pelos discentes de duas práticas sociais distintas: o ENEM e o vestibular. O arcabouço teórico que fundamenta nossa definição de práticas sociais se pauta nos preceitos de Bakhtin (2003), e a proposta teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo norteia o processo de elaboração e implementação de sequências didáticas para o ensino dos gêneros textuais, preceitos bakhtinianos e do ISD que também sustentam nossas análises nesta pesquisa. Constatamos a necessidade de a escola observar as orientações das OCEMs e o desenvolvimento de competências para que o aluno prossiga seus estudos terminado o Ensino Médio.


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