CHARGE E HUMOR: EIS A QUESTÃO

Tamiris Machado Gonçalves

Resumo


RESUMO: Tendo em vista a complexidade da construção de seu discurso e a decorrente formação dos sentidos, a charge é um gênero que se configura como um interessante objeto de estudo. Nesse contexto, este artigo visa a analisar o funcionamento de duas charges, observando relações dialógicas instauradas entre discursos, bem como o entrecruzamento de vozes e os efeitos gerados para a produção de sentidos. Como embasamento teórico, recorre-se às ideias postuladas por Bakhtin e seu Círculo, especialmente os conceitos de dialogismo e valoração. Levando-se em consideração a importância social do gênero charge no que diz respeito à sua característica crítica, espera-se que, a partir da reflexão proposta, seja possível perceber a mobilização dos discursos sociais evocados nos enunciados do gênero charge a fim de compreender como acontece a construção dialógica dos sentidos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Charge. Tensionamento de vozes. Teoria bakhtiniana.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/