COMO SER ENGRAÇADO E NÃO APENAS UM IDIOTA: UM ESTUDO DA REFERENCIAÇÃO E DO HUMOR NA DESCICLOPÉDIA.

Glaucimere Patero Coelho

Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de referenciação no escopo da Linguística Textual de base sociocognitiva interacional, com vistas a investigar a construção dos referentes (objetos-de-discurso), como estratégia textual discursiva que provoca a deflagração do sentido humorístico em artigos da desciclopédia. O site desciclopédia foi escolhido como ambiente de análise por favorecer a construção do sentido em situações reais de interação, haja vista que seus artigos são produzidos de forma livre e colaborativa por seus leitores, podendo ser alterados, desde que respeitem as normas instituídas pelo site. Dentre temas sociais de grande relevância, o artigo “político” foi selecionado, com a proposta de ser analisado mediante a construção e reconstrução dos referentes no discurso humorístico manifesto como crítica social na opinião pública. A construção dos objetos-de-discurso como protagonista na deflagração do humor, visando à análise das formas linguísticas referenciais, será fundamentada nos pressupostos teóricos de Mondada & Dubois (2003), Koch & Marcuschi (1998) e Koch (2009), concernente aos estudos do humor recorremos a Travaglia (1990,1992), Possenti (1998/ 2010) e Carmelino (2009, 2012).

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/