A DESIGNAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NA CIDADE FRONTEIRIÇA DE URUGUAIANA: INTERFACE PORTUGUÊS E ESPANHOL

Autores

  • Emmanuelle Coutinho Ribeiro Bär Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliana Rosa Sturza Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Entende-se que a fronteira territorial "é a cristalização no território de um limite legal, físico e simbólico, de ação de um projeto social hegemonizado pelo Estado-Nação” (Cataia, 2011, p. 19). No entanto, a fronteira também pode ser concebida como uma zona de entremeio, de confluências e de conflitos, em que convergem as características de uma sociedade fronteiriça. Nessa fronteira social, há um deslocamento de mercadorias, sujeitos e línguas, sendo o comércio um dos fatores que propicia esse intenso “ir” e “vir”. Essa realidade despertou-nos o interesse em investigar se existiam materialidades escritas em espanhol no comércio de Uruguaiana, cidade da fronteira oeste do RS e ponto comercial estratégico entre o Brasil e os países da Bacia do Prata. Essa procura por materialidades escritas fez com que encontrássemos um número expressivo de nomes de estabelecimentos comercias em língua espanhola no comércio local. Assim, através de uma análise semântico-enunciativa, que se filia a perspectiva teórica da Semântica do Acontecimento, objetiva-se analisar o funcionamento da língua espanhola em dez designações de estabelecimentos comerciais. Através da análise, constatou-se que ao designar os estabelecimentos em espanhol os sujeitos fronteiriços identificam-se com esta língua, como sendo sua e do lugar político de seus destinatários enquanto consumidores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuelle Coutinho Ribeiro Bär, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras - Habilitação Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Graduanda em Letras português e Literaturas, modalidade à distância, pela Universidade Federal de Santa Maria, início 2016. Atualmente, atua como professora de língua espanhola em curso de idiomas.

Eliana Rosa Sturza, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

COUTINHO RIBEIRO BÄR, Emmanuelle; ROSA STURZA, Eliana. A DESIGNAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NA CIDADE FRONTEIRIÇA DE URUGUAIANA: INTERFACE PORTUGUÊS E ESPANHOL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 563–583, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15607. Acesso em: 28 mar. 2024.