CAPA DE REVISTA: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A PERSUASÃO E A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL

Autores

  • Edna Pagliari Brun Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Londrina

Resumo

À luz dos aportes teórico-metodológicos da Semântica Argumentativa, analisamos os recursos linguístico-enunciativos que constroem a argumentatividade em um exemplar do gênero textual/discursivo capa de revista informativa, visando a identificar os efeitos de sentido produzidos por eles. As estratégias utilizadas, no enunciado verbo-visual de composição da capa, demonstraram que, além de informar, as intenções do locutor foram: (1) levar o leitor a consumir a revista; (2) persuadir o interlocutor a concordar com a opinião do locutor; e (3) fazer uma crítica ao objeto do discurso em foco.

Palavras-chave: Argumentação. Recursos argumentativos. Capa de revista.

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Biografia do Autor

Edna Pagliari Brun, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Londrina

Docente do Curso de Letras/CCHS/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/PPGEL/Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

19-07-2017

Como Citar

BRUN, Edna Pagliari. CAPA DE REVISTA: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A PERSUASÃO E A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 358–371, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15312. Acesso em: 25 abr. 2024.