A IMAGEM DO BRASIL E DOS BRASILEIROS NO DISCURSO MIDIÁTICO ESPANHOL

Autores

  • Luana Barrere

Resumo

A produção de discursos da mídia internacional sobre o Brasil está em efervescência. No contexto de
preparação para a Copa das confederações e para a Copa Mundo no ano de 2013 a 2014, a insatisfação dos
brasileiros pelo custeamento exorbitante desses megaeventos somou-se a outros antigos problemas, como a
deficiência na prestação de serviços públicos no âmbito da saúde, transporte e educação, gerando uma grande
insatisfação nacional. Nesse entorno, ao analisar artigos online do jornal espanhol El País, verifica-se uma grande
difusão de textos e imagens sobre o Brasil nesse período de realização dos mencionados eventos, situação que
culminou no início das manifestações populares, movimento em favor da reforma das políticas do país, o qual
ganhou grande repercussão e visibilidade mundial, sobretudo durante os meses de Junho e Julho de 2013. É
com o objetivo de captar os modos de se dizer e ver o Brasil e os brasileiros no exterior, que aqui se propõe um
estudo fundamentado em teorias da Análise do discurso (AD), utilizando fundamentalmente o conceito de ethos
discursivo de Dominique Maingueneau, sendo a principal categoria escolhida para a análise de textos da imprensa
espanhola, que constituem o corpus deste trabalho. A metodologia adotada consiste em dialogar o conceito de ethos
do citado autor com teorias da cultura (Hall, 2004) e a noção antropológica de ethos (Geertz, 1978). O material a
ser analisado é composto de reportagens e cartas de opinião do jornal em questão, traduzidas ao português, as
quais apresentam tematizações e conteúdos melhor elaborados e consistentes acerca das manifestações populares
no país, contemplando os propósitos da análise. Em suma, é à luz das categorias e operações aqui descritas
previamente que a análise do corpus será efetuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-04-2016

Edição

Seção

Comunicações