O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ADICIONAL SOB A ÓTICA DAS MULTIMODALIDADES

Autores

  • Zaira Bonfante Santos Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

 

Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a paisagem semiótica da comunicação e suas mudanças em decorrência das características da sociedade contemporânea, marcada por transformações contínuas e rápidas, se tornando cada vez mais tecnologizada.  Ele traz em uma breve discussão das visões do ensino de língua adicional bem como as perspectivas dos estudos dos Multiletramentos e multimodalidade. O trabalho ainda propõe discutir como as conceptualizações de letramento podem potencializar o ensino de língua adicional no contexto de sala. Quando escrevemos um texto fazemos escolhas com o objetivo de atingir nossos propósitos e o leitor, sendo que o produtor do texto tem a sua disposição possibilidades de escolhas de modos para elaborar seu texto, configurando assim, uma característica multimodal da linguagem, não centrada em sua convencionalidade. Nesses parâmetros, esse trabalho aborda a perspectiva de um ensino que considere a dimensão multimodal da comunicação, a negociação de sentidos, a produção de significados, não se restringindo a uma perspectiva de ensino centrada na materialidade da língua

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaira Bonfante Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

É doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, Brasil, docente da Universidade Federal do Espírito Santo e no Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica PPGEEB. Atua no ensino de língua adicional e língua materna, coordena o Grupo de pesquisa em multiletamentos, leitura e textos (GEMULTI/cnpq). Com projeto de pesquisa em formação de professores de língua materna e adicional no contextos dos multiletramentos.

Referências

CORACINI, Maria José (org). Língua estrangeira e língua materna: uma questão de sujeito e identidade. In: Letras e Letras. Uberlândia, v.14. 1997, p. 153-169.
ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG, 2008, Belo Horizonte. Multimodalidade e aprendizagem: novas perspectivas do conhecimento, representação e comunicação, 2008, Belo Horizonte: IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares. Disponível em: <http://www.ufmg.br/ieat/index >. Acesso em: 07 de abr. 2009.
HALLIDAY, Michael. An introduction to functional grammar. 3ª ed. London: Edward Arnold, 2004.
KRESS, Gunther; LEITE-GARCIA, Regina, VAN LEEUWEN, Theo. Semiótica Discursiva. In: VAN DIJK: El discurso como estructura y processo. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. 2ªed. London. New York: Routledge, 2006.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold; New York: Oxford University Press, 2001.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour, Sage publications, London, v.1. 2002, p.343-368.
LANDOWSKY, E. Presences de l´autre. Essais de Sócio- Semiotique II. Paris: Press Universitaires de France, 1997
LEFFA, Vilson. José. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson. José; PEREIRA, Aracy, (Orgs). O ensino de leitura e produção textual; Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p.13-37.
Revista Newsweek, n˚19, setembro, 2002.

Downloads

Publicado

26-05-2017

Edição

Seção

Artigos