O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE: seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor

Autores

  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Priscila de Campos Faculdade Cenecista de Capivari - FACECAP. São Paulo.

Resumo

Este artigo faz uma análise dos processos que envolvem o trabalho pedagógico a partir do ingresso das crianças na creche, com o objetivo de discutir a adaptação de bebês e crianças pequenas no espaço da Educação Infantil, visto que este é um processo complexo e gradual e que envolve o bebê, seus pais, a educadora/educador e a instituição de Educação Infantil. A partir de uma pesquisa bibliográfica, discutiremos as ações e as práticas da Educação Infantil, com o objetivo de compreender como os profissionais que trabalham com os bebês e/ou crianças pequenas podem atuar de maneira adequada e significativa para que o processo de adaptação aconteça de forma mais humanizada, visando o desenvolvimento afetivo, cognitivo, psicomotor e social da criança. O procedimento metodológico utilizado para desenvolver o presente estudo foi uma pesquisa bibliográfica, a partir das leituras das obras de Winnicott (1982), Bowlby (1990), Erikson (1978), Rapoport (2005), Oliveira (2008), Galvão (1995), Negrine (2010), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo – UFES -CEUNES. 

Priscila de Campos, Faculdade Cenecista de Capivari - FACECAP. São Paulo.

Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari/São Paulo. Professora da Educação Infantil do município de Capivari/São Paulo.

Referências

AMORIN, Ana Luísa Nogueira de; DIAS, Adelaide Alves. Currículo e educação infantil: uma análise dos documentos curriculares nacionais. Espaço do currículo, v.4, n.2, p.125-137, Setembro de 2011 a março de 2012.

BOWLBY, John. Apego e perda. Vol1. 2.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Ministério da Educação- Conselho Nacional da Educação Básica - Brasília – DF. Aprovado em 11/11/2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> acesso em 12/jun/2012.

______. Resolução CNE/CEB Nº 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Básica. Brasília, 17 de dezembro de 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> acesso em 29/abr/2012.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v.1. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v.2. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

______. Lei 9394 – LDB: Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de Dezembro de 1996.

______. Constituição: República Federativa do Brasil. Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

______. Lei 4024 – LDB: Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de Dezembro de 1961.

ERIKSON, E.H. Infância e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1978.

FREITAS, Marcos Cesar de (Org.). História Social da Infância no Brasil. Ed. Cortez: São Paulo, 2006.

HADDAD, Lenira. A creche em busca de identidade: Perspectivas e conflitos na construção de um projeto educativo. Ed. Loyola – São Paulo, 2002.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 14. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.

MERISSE, Antonio. As origens das instituições de atendimento à criança: o caso das creches. In: MERISSE, A. et. al. Lugares da Infância: reflexões sobre a história da criança na fábrica, creche e orfanato. São Paulo: Arte & Ciência, 1997, p.25-51.

NEGRINE, Airton da Silva; NEGRINE, Cristiane Soster. Educação infantil: pensando, refletindo, propondo. Caxias do Sul-RS: Educs, 2010.

OLIVEIRA. Zilma R. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Educação Infantil: muitos olhares, 2.ed.- São Paulo: Cortez, 1995.

PALMEN, Sueli H. C. A implementação de creches nas universidades públicas estaduais paulistas: USP, UNICAMP, UNESP. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP. 2007.

RAPOPORT, Andrea. Adaptação de bebês à creche: a importância da atenção de pais e educadoras. Porto Alegre: Mediação, 2005.

RAPOPORT, Andrea; PICCININI, Cesar Augusto. O Ingresso e Adaptação de Bebês e Crianças Pequenas à Creche: Alguns Aspectos Críticos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 1, 2001, p. 81-95. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Edição

Seção

Artigos