AUTO-ORGANIZAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Ailton Pereira Morila

Resumo


Esse trabalho busca contextualizar a auto-organização, enquanto elemento pedagógico da Educação do Campo vinculando-o ao trabalho como princípio educativo.   A pesquisa aconteceu em dois municípios do Estado do Espírito Santo, envolvendo 6 (seis) escolas, com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando 3 (três) unidades no município de Jaguaré e 3 (três) no município de São Mateus. O objetivo da pesquisa foi destacar o diferencial educacional dessas escolas, pautando os diversos elementos pedagógicos utilizados nas escolas do campo, considerando os diversos contextos dos povos do campo: assentados, quilombolas, pescadores e agricultores. A metodologia utilizada foi a História Oral Temática, com entrevistas gravadas, deixando o entrevistado à vontade para dialogar sobre o tema pesquisado. As entrevistas envolveram educadores, estudantes e representantes de pais das escolas pesquisadas. Os entrevistados deixaram evidente que a importância da auto-organização como um elemento pedagógico propulsor do protagonismo dos estudantes, vinculado à formação completa desses sujeitos, na perspectiva de uma educação omnilateral.


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