TEMAS GERADORES COMO CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Elisandra Brizolla de Oliveira UFES
  • Geovane da Silva Paixão
  • Franklin Noel dos Santos
  • Biágio Sartori Sampaio

Resumo

Em um ensino contextualizado, o currículo escolar está comprometido com a perspectiva de significação dos conceitos diante da realidade vivenciada pelos educandos, relacionando o conhecimento científico ao meio sociocultural. Neste contexto, os temas geradores inspirados na metodologia pedagógica de Paulo Freire sugerem o ensino numa perspectiva transformadora e emancipatória de forma contextualizada e interdisciplinar. Nessa pesquisa, pretende-se identificar e evidenciar as prováveis contribuições do uso da metodologia dos Temas Geradores como a prática educativa na perspectiva de um Currículo contextualizado e interdisciplinar. Para tal foi realizado um breve estudo teórico sobre essa temática, seus pressupostos e diferenciais para a educação relacionando com a prática docente. Foi possível reconhecer essa proposta de ensino como estratégia metodológica que pode permear a prática docente, desafiando a integração das áreas na promoção de aprendizagens significativas que favoreçam a criticidade e consciência da realidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisandra Brizolla de Oliveira, UFES

Mestra em Ensino na Educação Básica pela UFES/CEUNES. Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio e Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Ciências Biológicas pela UNIJUÍ . Professora de Biologia na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU).

Geovane da Silva Paixão

Pós graduação em Educação Ambiental pela Faculdade de Nanuque; Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Metropolitana de Santos e professor da Rede Municipal- Ensino Fundamental.

Franklin Noel dos Santos

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Pós-doutor pela Universidade Federal do Pará/PETROBRAS. Doutor em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.

Biágio Sartori Sampaio

Mestre em Agricultura Tropical pela UFES/CEUNES. Especialista em Fertilidade do solo e nutrição de plantas no agronegócio pela Universidade Federal de Lavras. Graduado Licenciatura em Ciências Plenas /Biologia pela UNIJUÍ, Técnico em Agropecuária pela EFAV/MEPES, professor de Biologia do Ensino Médio Integrado curso de Agropecuária da Rede Estadual do ES.

Referências

AUTH, M. A. Formação de professores de ciências naturais na perspectiva temática e unificadora. 2002. Tese (Doutor em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, fev. 2002
BARROS, J. D’A. O Projeto de Pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
COSTA, J. M.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013.
COSTA, M.C. O uso de temas geradores no processo de alfabetização de adultos. Inter-Ação. Goiânia, v. 37, n. 2, p. 417-428, jul./dez. 2012
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
________.Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e terra, 42 ed. [1987] 2005.
________. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, São Paulo, v. 15, n. 42 , p. 259-268, 2001.
______. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, M; FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 4ed. São Paulo: Cortez, 1995.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1991.
HALMENSCHLAGER . K. R. Abordagem temática no ensino de ciências: algumas possibilidades. Vivências. v.7, n.13: p.10-21, Outubro/2011
HURTADO, C. N. Educar para transformar, transformar para educar: comunicação e educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993.
TOZONI-REIS, M. F. C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar, Curitiba. Editora UFPR, n. 27, p. 93-110, 2006.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Seção

Artigos