A Eficácia do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na Universidade Federal do Espírito Santo para Redução dos Índices de Evasão dos Alunos de Graduação

Autores

  • Simone Lima Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15113

Resumo

O presente trabalho investiga o desempenho do Programa de

Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo

(UFES) para a permanência dos alunos de baixa renda na univer-
sidade, com redução dos percentuais de evasão, comparando os

números e índices de evasão entre os dois anos letivos que ante-
cedem a adoção da política de assistência estudantil (2010 e 2011)

com os dois anos letivos posteriores (2012 e 2013). Como referen-
cial teórico este trabalho aborda as formas de evasão existentes

na universidade, resgata um breve histórico da evasão no ensino

superior no país e os principais modelos teóricos sobre o tema,

bem como ilustra o número de evasão por centro de ensino e por

modalidade na UFES, como forma de identificar, embora superfi-
cialmente, o perfil do aluno evadido/retido. Investiga as políticas

adotadas para conter a evasão nesta universidade, e ainda rela-
ciona a redução, se esta existir, desse índice com as políticas de

assistência estudantil.

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Publicado

03-03-2017

Como Citar

Azevedo, S. L. (2017). A Eficácia do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na Universidade Federal do Espírito Santo para Redução dos Índices de Evasão dos Alunos de Graduação. Revista Guará, 1(6). https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15113

Edição

Seção

Artigos