Os Anais do Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Espírito Santo, constituem um periódico que acompanha a realização do evento. Seu objetivo é divulgar os textos dos trabalhos que circulam no Seminário, consistindo numa Revista destes. São publicados os Resumos de todos os trabalhos apresentados e, caso sejam enviados pelos autores, os Artigos correspondentes. Acolhendo trabalhos das mais diversas áreas do saber, o Seminário busca atravessá-las com a problemática das relações entre diversidade sexual, direitos humanos e educação. Desta feita, os artigos publicados são endereçados aos mais diversos atores sociais interessados no assunto.

A avaliação dos trabalhos é feita pelo Corpo Editorial e pelo Conselho Editorial. O Corpo Editorial é responsável pela avaliação geral dos trabalhos em todas as etapas do processo, desde o recebimento até a publicação nos Anais. O Corpo Editorial averigua a adaqueção dos textos às normas e à proposta do Seminário. O Conselho Editorial é composto por uma equipe de pesquisadores de várias instituições do Brasil responsáveis por avaliar a qualidade dos trabalhos submetidos. Apenas os resumos são avaliados pelo Conselho Editorial.

A publicação destes anais segue a periodicidade da realização do Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Espírito Santo, que ocorre de dois em dois anos.

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O I Seminário Diversidade Sexual e Educação foi realizado em 3 de outubro de 2011, na Universidade Federal do Espírito Santo, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades. No ano seguinte, realizou-se uma nova edição do evento, que mudou de nome: II Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. A partir deste, os participantes puderam não apenas assitir a mesas redondas com discussões de convidados de diversos lugares do Brasil, como também compartilhar seus trabalhos em sessões de comunicação oral. Estes anais são o registro destas comunicações, que podem assim continuar a circular entre nós.