A crítica de valor em Marcel Duchamp: efeitos na contemporaneidade.

Autores

  • Julia Zulian Coimbra Martin PUC - SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18019

Resumo

O presente trabalho conecta três pontos no tempo: a pré-modernidade, a modernidade e a pós-modernidade, levantando algumas questões inerentes a cada período. Questões que são formadoras do conceito contemporâneo de arte, expondo a crítica de valor contida na obra de Marcel Duchamp e seus respectivos efeitos na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Zulian Coimbra Martin, PUC - SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Julia Zulian mora e trabalha entre Jundiaí e São Paulo. Possui formação em Artes Visuais, pelo CDS – Colégio Divino Salvador e bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela UAM – Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é pós-graduanda pela PUC –Pontifícia Universidade Católica no curso de especialização em Arte: Crítica e Curadoria. Suas pesquisas transitam entre a arquitetura, sociologia, antropologia e imagética. Atuou com cenografia e design gráfico para projetos de instituições educacionais e atualmente concebe e executa projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Também colabora em produções cinematográficas executando direção de arte e produção.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Santa Catarina: Editora Argos, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2014.
FINNEY, Charles G. As Sete Faces do Dr. Lao. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1979.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica do Discurso. São Paulo: Ed. Contexto, 2008.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. “A compressão do tempo-espaço e a condição pós-moderna.” São Paulo: Loyola, 1994: 257-276.
ITAÚ CULTURAL. Cao Guimarães - "VER É UMA FÁBULA" (2013) - Parte 1/2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n88Ieqcy1Rw. Acesso em 11 de maio de 2016.
ITAÚ CULTURAL. Cao Guimarães - "VER É UMA FÁBULA" (2013) - Parte 2/2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7iawZNq0Zhw. Acesso em 11 de maio de 2016
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
MICHELI, Mario de. As vanguardas artísticas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Zulian Coimbra Martin, J. (2017). A crítica de valor em Marcel Duchamp: efeitos na contemporaneidade. Revista Farol, 13(18), 123–129. https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18019

Edição

Seção

Artigos