ALEGRIA NOSDOSCOM OS ENCONTROS: NARRATIVAS COM CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES

Autores

  • Graça Reis CAp-UFRJ/FAPERJ
  • Maria Luiza Süssekind UNIRIO/JCE- FAPERJ/PIBID-CAPES
  • Viviane Lontra CAp-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i45.19030

Resumo

Este artigo defende a docência como trabalho intelectual, criativo e acontecimental, capturado aqui por meio de narrativas que acontecem em encontros e conversas apostando discutir as noções de docência, encontro e currículo nos cotidianos da escola básica. Nos encontros se tecem tro­cas de experiências com professores e currículos e também narrativas coletivassingulares, que capturadas nas “conversas complicadas”, são estudadas a partir das epistemologias do Sul. Entre currículos e encontros a escritura desse artigo nos implicou ver alegria pr’além da tristeza que nos assola desde o Golpe de 2016 e a miragem do cerco jurídico, politico e midiático aos direitos humanos, civis e trabalhistas que vivemos. A alegria que sentimos no texto é um libelo contra a tristeza da docência desumanizada, precarizada pelos manuais dos currículos nacionais, pelas testagens externas padronizadas e pelo aprofundamento da privatização da educação pública e das politicas que abduzem a democracia dos cotidianos escolares.

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Biografia do Autor

Graça Reis, CAp-UFRJ/FAPERJ

 

 

 

 

 

Maria Luiza Süssekind, UNIRIO/JCE- FAPERJ/PIBID-CAPES

 

 

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Publicado

31-07-2017