A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES A BASES CIENTÍFICAS PARA UMA DIDÁTICA DA LEITURA

Autores

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto UNESP-Marília (SP)
  • Sandra Aparecida Pires Franco
  • Marta Silene Ferreira Barros UEL – Londrina (PR)
  • Ana Lúcia Hermosilla Tamura UNESP – Marília (SP)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15869

Resumo

O presente texto busca relacionar os estudos da literatura, da enunciação, da leitura e do ensino com base nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural, bem como da teoria bakhtiniana no sentido de realizar uma reflexão sobre as formas de atuar com crianças na Educação Infantil. Nesse estudo procura-se ainda evidenciar a relação existente entre conteúdo e forma com a finalidade de contribuir para que concepções e práticas educativas na Educação Infantil possam ser revistas, especialmente as vinculadas às práticas didáticas de leitura mecanizadas e utilitárias, cujo intuito é formar o sujeito, em última instância, para atuar de forma alienada e descontextualizada na sociedade. Por isso o texto propõe uma possível superação, no sentido de buscar as bases para uma didática da leitura intencional com crianças pequenas e pequenininhas, em que o livro seja um objeto presente na formação do leitor mirim. 

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Biografia do Autor

Sandra Aparecida Pires Franco

UEL – Londrina (PR)

Marta Silene Ferreira Barros, UEL – Londrina (PR)

 

 

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Publicado

31-12-2016