Dimensões

Dimensões – Revista de História da Ufes é um periódico semestral voltado para a publicação de artigos inéditos e resenhas de autoria de mestres, doutorandos e doutores.  Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em História, a revista foi fundada em 1990 como Revista de História da Ufes, tendo permanecido com esse nome até 2000, quando foi renomeada para Dimensões – Revista de História da Ufes, mas preservando o mesmo ISSN (1517-2120). Em 2010, com o propósito de facilitar a difusão do conhecimento científico, Dimensões passou a ser veiculada exclusivamente por meio eletrônico, com livre acesso por parte dos usuários. Em 2011, um novo ISSN foi atribuído à ao periódico: 2179-8869. Atualmente, a revista se encontra classificada como B2 no Qualis de periódicos elaborado pela Capes. A principal missão de Dimensões é divulgar a produção intelectual de pesquisadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação, além de promover o intercâmbio com profissionais do exterior. A revista apresenta ainda uma notável abertura transdisciplinar, acolhendo contribuições de diversas áreas das Ciências Humanas além da História.


Dimensões - Revista de História da Ufes
 is a biannual journal focused on publishing original articles and reviews written by masters, doctoral students and doctors. Articles are grouped into dossier or free themes. Maintained by the Graduate Program in History (PPGHis), the journal was founded in 1990 as Journal of History and remained under that name until 2000, when it was renamed to Dimensões - Revista de História da Ufes, while preserving the same ISSN (1517-2120 ). In 2010, in order to facilitate the dissemination of scientific knowledge, Dimensões has to be converted exclusively by electronic means, with free access by users. In 2011, a new ISSN was assigned to Dimensões: 2179-8869. Currently, the journal is classified as B2 in journals Qualis prepared by Capes. The main Dimensões mission is to disseminate intellectual production production of researchers linked to the national graduate system, and promote exchanges with professionals from abroad. The journal also presents a remarkable opening transdisciplinary, accepting contributions from various areas of the humanities besides History.

 


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Dimensões n. 42 (2019/1) - Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"

 
O dossiê em homenagem à Dra. Adeline Rucquoi, organizado pelos professores Dr. Sergio Alberto Feldman e Dra Leni Ribeiro Leite (ambos UFES/PPGHIS), pretende estabelecer reflexões sobre as relações entre o poder estabelecido e as minorias nos usos e criação da cultura e dos saberes dentro de um amplo recorte temporal, do Império Romano ao medievo. O objetivo é congregar contribuições de pesquisadores que trabalhem sobre as intersecções e as trocas entre os diversos povos, etnias e religiões, assim como aquelas que reflitam acercada porosidade das trocas culturais. Serão aceitas contribuições em português, espanhol, inglês, francês, italiano. Os artigos deverão seguir as normas da Revista Dimensões; quaisquer artigos que não estejam de acordo serão recusados. O prazo de entrega dos originais é 01 de março de 2019.  
Publicado: 2018-11-12 Mais...
 

Estensão do prazo de submissão para o dossiê "Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente"

 
Gostaríamos de informar que o prazo para o referido dossiê foi estendido para o dia 28 de setembro de 2018.  
Publicado: 2018-08-16 Mais...
 

Dimensões n. 41 (2018/2) - Dossiê "Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente"

 

Os constantes avanços na ciência e na tecnologia ao longo dos anos trazem novos desafios e oportunidades na construção da historiografia que se dedica a esses temas. A necessidade de compreender a fase atual do desenvolvimento global, provocada por esses avanços, traz consigo uma certa urgência: o impacto crescente no meio ambiente de todas as sociedades e suas muitas ramificações. Não falamos aqui apenas dos impactos sociais, econômicos e culturais, mas também do processo de politização da ciência ambiental, que carece de uma análise mais aprofundada.

Este dossiê especial da Revista Dimensões lhes convida a abordar estes temas a partir de sua introdução no mundo da história, século XVIII, até a atualidade, revelando as transformações nas sociedades, ao longo de sua história, entrelaçadas com os impactos provocados pela ciência e tecnologia nos diversos meio ambientes, seja no cotidiano urbano ou rural.

O objetivo não é simplesmente preencher uma lacuna historiográfica no estudo desses temas, mas sim responder a algumas perguntas importantes: o que essas intervenções historiográficas podem nos ensinar sobre a história global da ciência, da tecnologia e do meio ambiente, relacionadas com as transformações sociais? E, de que forma o desenvolvimento tecnológico e científico afeta a cultura, a política, e as sociedades?

O dossiê será coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Cruz da Universidade de Tulane e pelo pesquisador Jadir Peçanha Rostoldo, doutor em História Social pela FFLCH/USP. 

O prazo para submissão é 15 de agosto de 2018

As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

 
Publicado: 2018-03-05 Mais...
 
Outras notícias...