A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR LEITORES INICIANTES

Autores

  • Mônica de Souza Serafim Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semi-estruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Publicado

21-12-2015