O ENSINO INTERCULTURAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ITALIANO POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

Resumo

Dentre as diversas possibilidades de trabalho e de desenvolvimento da interculturalidade, este estudo enfoca o uso do humor, especialmente das histórias em quadrinhos, para o ensino de língua estrangeira/Italiano. Para tanto, procuramos definir o que é cultura, com o propósito de explanar o ensino intercultural de línguas estrangeiras. O humor é uma ferramenta intercultural e salienta a possibilidade de se trabalhar, inclusive, com a comparação que aponta semelhanças e diferenças entre a cultura do aluno e a da língua apreendida. Sendo assim, o humor pode também favorecer e auxiliar a aprendizagem e o entendimento de questões de ordem linguística e social. Porém, o professor, em uma atitude facilitadora, deve estar atento a materiais autênticos de diversos meios para proporcionar essa experiência entre culturas na sala de aula e fazer com que o aluno reflita, não apenas sobre a cultura ensinada, mas, também, sobre a própria cultura, traçando relações que o façam realmente aprender a língua estrangeira como prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Margonari, Departamento de Didática UNESP/Araraquara

Professor Assistente Doutor nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Línguas Estrangeiras (Inglês e Alemão) e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa Departamento de Didática UNESP ARARAQUARA

Janaína Tunussi de Oliveira, Professora Coordenadora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo.

Professora Coordenadora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Maria Eugenia Savietto, Professora de Língua e Cultura Italianas no Centro Municipal de Línguas Antônio Houaiss, Prefeitura de Jundiaí – SP.

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo.

Instituição em que trabalha: Professora de Língua e Cultura Italianas no Centro Municipal de Línguas Antônio Houaiss, Prefeitura de Jundiaí – SP.

Downloads

Publicado

21-12-2015