A deliberação e o destino encoberto

Autores

  • Rodrigo Hipólito Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A partir da análise do modo como o trabalho Mouchette.org (1996) faz uso do reconhecimento de signos eróticos por parte do usuário trataremos da importância da atitude de deliberação para a produção de conhecimento e a vivência na “rede”. Mouchette.org, trabalho de Martine Neddam, lida com novas subjetividades nascidas da construção de um mundo por rede de compartilhamento de dados (internet). Nesse universo, composto pelo que Vilém Flüsser (1920-1991) entende como imagens zerodimensionais, os trajetos, os cruzamentos, as mixagens e as fricções são o modo de aparecimento da informação. A palavra “deliberar” é de suma importância para a compreensão da experiência pessoal na cybercultura. Deliberar é apontar trajetórias dentre possibilidades descobertas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Hipólito, Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo

Cursa Mestrado em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES) e é Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição; Desenvolve pesquisas sobre o uso e os sentidos da imagem e das estratégias de apropriação nas produções mais recentes de arte, sobre teoria da Rede, novas mídias e cibercultura; É colaborador do Caderno Pensar do Jornal A Gazeta, integrante do Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos (LabArtes-UFES) e redator do site Nota Manuscrita (notamanuscrita.com); Artista, crítico e poeta atuante pelos grupos Coletivo Monográfico e Nota Manuscrita, com os quais tem produzido textos, vídeos, ações performáticas e instalações desde 2009. Recebeu os prêmios Bolsa Ateliê, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo com o projeto de instalações "Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos" (2012-2013) e Núcleo de Criação Rede Cultura Jovem (2010-2011). Atuou como mediador no Espaço Cultural do Palácio Anchieta (2009-2013), foi responsável pela reserva técnica/acervo do Museu de Arte do Estado do Espírito Santo MAES (2008-2009) e professor pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (2006-2008).

Downloads

Publicado

19-06-2014

Como Citar

Hipólito, R. (2014). A deliberação e o destino encoberto. Revista Do Colóquio, 3(6), 104–118. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7710