Reflexões acerca da Dança-Teatro de Pina Bausch: o uso da repetição como objeto de denúncia

Autores

  • Rayna Sargem da Silva Instituto Federal Fluminense
  • Vitor Belém Inácio Instituto Federal Fluminense
  • Jean Paulo de Oliveira Souza Instituto federal Fluminense

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a proposta de alguns movimentos e experimentações do trabalho de dança-teatro realizado por Pina Bausch. Estuda-se aqui a maneira pela qual repetições são capazes de levar a interação bailarino-plateia a um patamar de contribuição e descobrimento mútuo. Além disso, constrói-se a tese de que tais movimentos também evocam denúncias em meio ao cotidiano. Sendo assim, uma criticidade é criada e, aqui, se faz um breve paralelo entre a percepção obtida em cena, as ordenanças da sociedade e pesquisa-se como um meio influencia o outro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayna Sargem da Silva, Instituto Federal Fluminense

Licencianda em Teatro pelo Instituto Federal Fluminense. Bacharela em Realações Internacionais pela Universidade Candido Mendes.

Vitor Belém Inácio, Instituto Federal Fluminense

Licenciando em Teatro pelo Instituto Federal fluminense.

Jean Paulo de Oliveira Souza, Instituto federal Fluminense

Licenciando em Teatro pelo Instituto Federal fluminense.

Referências

ALVES, Renata Cristina; VIEIRA, Alba Pedreira. Pina Bausch: Estética da Repetição e Uso de Objetos Cênicos. In: 12° Seminário Nacional de Dança Contemporânea: Concepções Contemporâneas em Dança. CD-ROM. Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/346811122/Pina-Bausch-Estetica-Da-Repeticao-e-Uso-de-Objetos-Cenicos. Acesso em 20 de abril de 2018.

ARAÚJO, Pedro Gonçalves. Pina Bausch e Suas Ressignificações a Partir da Dança-Teatro. In.: Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG, FAV, 2014. Disponível em: https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/up/778/o/2014-eixo1_19_pina_bausch_e_suas_ressignificacoes.pdf. Acesso em 20 de abril de 2018.

CALDEIRA, Solange. A Construção Poética de Pina Bausch. Revista Poiésis, n. 16, p. 118131, Dez de 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis16/Poiesis_16_ART_PinaBausch.pdf. Acesso em 20 de abril de 2018.

FERNANDES, Ciane. Corpo Com-Texto: A Dança-Teatro na Formação em Artes. Revista VIS (UnB), Brasília DF, v. 9-2005, n.4, p. 17-34, 2005. Disponível em: www.geocities.ws/coma_arte/2005/anpap/ciane.doc. Acesso em 20 de abril de 2018.

FERNANDES, Ciane. Entre Artificialidade e Experiência: O Gesto Re-Presentado. In.: ___________. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.

FERNANDES, Ciane. Repetitivos Laços de Poder: a tortura, o Valor e as Necessidades do Corpo nas Obras de Pina Bausch. In.: ____________. Pina Bausch e o Wuppertal DançaTeatro: Repetição e Transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.

PHELAN, Peggy. Mouring sex: performing public memories. London and New York: Routledge, 1997.

SOUZA, Maria Inês. Arte, Cultura e Sociedade: uma rede intrigante para algumas reflexões sobre a dança. Universidade Federal Rio de janeiro, 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/146876551/arte-cultura-e-danca. Acesso em 20 de abril de 2018.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Silva, R. S. da, Inácio, V. B., & Souza, J. P. de O. (2018). Reflexões acerca da Dança-Teatro de Pina Bausch: o uso da repetição como objeto de denúncia. Revista Do Colóquio, 8(14), 103–110. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/19585