Tentativas de Resistência na Arte

Autores

  • Thays Alves Costa UFES

Resumo

Trata-se de entender a arte e seu desdobramento como ato de criação e de resistência – diante dos sistemas de exclusão e de dominação sociocultural – a partir de algumas ideias de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Tais posicionamentos foram analisados na medida em que possibilitam a compreensão de certas manifestações nas artes que evidenciam a ideia de resistência aos padrões pré-estabelecidos pelas sociedades de controle. Nesse sentido, propusemos uma leitura crítica, que valoriza o ato de criação por meio do diálogo com algumas produções contemporâneas brasileiras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Alves Costa, UFES

Cursa mestrado em Artes na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - integra a linha de pesquisa "Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte", o grupo de pesquisa "Crítica e experiência estética Gerd Bornheim", e o "Laboratório de Imagens e Subjetividade" vinculado ao PPGPSI . Licenciada em Artes Visuais, com a pesquisa intitulada "Considerações sobre a expressão na Arte Bruta". Atualmente, desenvolve a pesquisa "Os ideais de Jean Dubuffet para a concepção do termo Arte Bruta".

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
______. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
______. Qu’ est-ce que l’ acte de création?. Paris: Éditions de Minuit, 2003.
DUARTE, Rodrigo. Org. O Belo Autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Editora 34, 1996.
______. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2002.
______. Estética: literatura e pintura, música e cinema / Michel Foucault, organização e seleção de textos, Manoel Barros da Motta. Tradução de Inês Autran Durado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O homem e a comunicação: A Prosa do Mundo. Tradução de Celina Luz. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1974.
______. Conversas – 1948. Tradução: Fábio Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______.O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Perreora. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1978.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Editora Ática, 2005.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Alves Costa, T. (2017). Tentativas de Resistência na Arte. Revista Do Colóquio, 7(13), 10–19. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/18232