A HISTÓRIA COMO UM ROMANCE? UMA DISCUSSÃO DA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DA VERTENTE “PÓS-MODERNISTA” PARA OS ESTUDOS SOBRE A HISTORIOGRAFIA TACITEANA

Autores

  • Ygor Klain Belchior

Resumo

Junto ao desenvolvimento das concepções sobre a cientificidade da História, o século XIX presenciou a fusão entre a poesia e a realidade histórica. Desta cooperação entre a necessidade de empiria/realidade concreta e as exigências da literatura poética surgiram os chamados romances históricos. Essas novas perspectivas lançaram questões importantes para a compreensão da prática historiográfica taciteana. Portanto, nossa proposta é atentar para esse debate e destacar que para nós essas novas perspectivas literárias da historiografia clássica possuem limites que devem ser bem demarcados, sem, contudo, deixarmos de lado a grande contribuição que essas novas questões trazidas da teoria literária possibilitaram para os avanços nos estudos sobre o pensamento histórico na antiguidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BELCHIOR, Ygor Klain. A HISTÓRIA COMO UM ROMANCE? UMA DISCUSSÃO DA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DA VERTENTE “PÓS-MODERNISTA” PARA OS ESTUDOS SOBRE A HISTORIOGRAFIA TACITEANA. Revista Ágora, [S. l.], n. 14, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5033. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos