Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Educação Especial em Debate?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Orientações para formatação dos textos

Um dos autores deve possuir titulação mínima de mestre.

O número máximo de autores por artigo é três.

A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições.

Revista Educação Especial em Debate publica produções acadêmicas vinculadas a Programas de Pós-Graduação  na área de Ciências Humanas e Sociais, que possuem interface com a Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar, em âmbito nacional e internacional.

As contribuições deverão ser apresentadas no seguinte formato: 2,5 cm de margem superior e inferior; 3 cm de margem direita e esquerda, espaço entre linhas 1,5 fonte “Times New Roman”, tamanho 12.

As contribuições deverão ser redigidas segundo a ortografia oficial, com extensão de 10 a 20 laudas, exceto para resenhas que deverão conter até duas laudas. Na primeira lauda da contribuição deverá constar:

a) Título digitado na mesma fonte do texto, em tamanho 12, com alinhamento centralizado e em negrito. Deve ser breve, específico e descritivo, contendo palavras-chave que representem o conteúdo do texto acompanhado de sua tradução para o inglês;

IMPORTANTE: Não inserir o nome e a instituição dos autores na capa. A identificação é feita na plataforma da revista no momento da submissão do texto.

b) resumo, de caráter informativo, expondo o objetivo, metodologia, resultados e conclusões da contribuição, contendo até 250 palavras, estruturado em um único parágrafo e acompanhado de sua tradução para o inglês (abstract);

c) palavras-chave, que identifiquem o conteúdo do artigo, acompanhadas de sua tradução para o inglês (keywords).

O texto, iniciado a partir da segunda lauda, deverá estar estruturado conforme as características específicas da contribuição (artigo, resenha, relato de projeto ou de pesquisa), com paginação numerada no canto superior direito.

As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica; citações textuais com mais de três linhas devem aparecer com destaque  em outro parágrafo utilizando-se recuo (4 cm na margem esquerda) em tamanho 11 sem aspas.

As notas de rodapé deverão ser explicativas, limitando-se ao mínimo possível.

As ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, etc.) poderão ser aceitas se estiverem em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto), devendo-se assinalar, no texto, o número de ordem e os locais onde devem ser inseridas. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas (autor, data) abaixo da ilustração e por completo nas referências.

As referências devem ser redigidas de acordo com a NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ordenadas alfabeticamente por sobrenome do autor e constituir uma lista como última seção do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do(s) autor(es).

As referências deverão ter alinhamento apenas na margem esquerda, com as linhas posteriores à primeira também rentes à margem.

Orientações para aplicação das normas da ABNT

a)   Indicação de autoria

·       um autor: COSTA, M. T. V.

·       até três autores: COSTA, M. T. V.; DUARTE, N. W.; SODRÉ, P.

·       mais de três autores (citar o primeiro seguido da expressão “et al.”): COSTA, M. T. V. et al.

b)  De livro

FRANCO, M. A. Ensaio sobre as tecnologias digitais da inteligência. Campinas: Papirus, 1997.

c)  Capítulo

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 69-90.

d)  Artigo de periódico

FIGUEIREDO, N. Aplicação de computadores em bibliotecas: estudo comparativo entre países desenvolvidos e o Brasil. R. Bibliotecon., Brasília, v. 14, n. 2, p. 227-244, jul./dez. 1986.

e)   Dissertação e/ou tese

ROSEMBERG, D. S. O processo de formação continuada de professores universitários. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1999.

f)   Trabalho apresentado em evento

VIANNA, M. J. G. M. et al. A biblioteca e sua relação com o contexto acadêmico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., 1996, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, Biblioteca Central, 1996. 1 disquete, doc. 7.1.

g)  Documento eletrônico

LÉVY, P. Educação e cybercultura: a nova relação com o saber. Disponível em: <www.portoweb.com.br/Pierrelevy/educaecyber.html>. Acesso em: 2 abr. 2000.

A comissão Editorial se reserva no direito de aceitar apenas artigos apresentados com as normas acima descritas.

Condições para submissão

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.